Sexo com crucifixo choca Festival de Veneza

Posted on 9/01/2012 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE

É mais uma cena que ameaça tornar-se uma referência no cinema-choque. 

No filme ‘Paradise: Faith’ (literalmente ‘Paraíso: Fé’), do austríaco Ulrich Seidl, uma mulher, obcecada com Jesus Cristo, retira lentamente um crucifixo da parede do seu quarto, beija-o e acaricia-o num crescendo de intensidade, acabando por se masturbar com ele. 

A cena já provocou os mais veementes protestos, nomeadamente dos jornalistas católicos, que consideram o filme “anticlerical”. 

O filme de Seidl, que compete pelo Leão de Ouro no Festival de Veneza, é a segunda parte de uma trilogia que começou com o não menos controverso ‘Paraíso: Amor’, em que se aborda o tema do turismo sexual no Quénia e a forma como mulheres ricas de meia-idade compram sexo junto de jovens prostitutos de praia.

Neste filme, conta-se uma história de excesso místico: a protagonista, Anna Maria, percorre a cidade de Viena com uma imagem da Virgem Maria e vai batendo de porta em porta para tentar converter as pessoas ao cristianismo.

O realizador austríaco defende o trabalho e a personagem, explicando as suas motivações: “Ela é uma mulher decepcionada com o amor, com os homens e frustrada sexualmente. Sente um vazio interior” só colmatado com a Fé.