DON'T Choose a Camera – You Should Be Choosing the Lenses
-
We've all been there. Whether you're buying your first camera, you're
upgrading your current camera, or you're switching brands and systems
entirely, yo...
Sexo com crucifixo choca Festival de Veneza
Posted on 9/01/2012 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE
É mais uma cena que ameaça tornar-se uma referência no cinema-choque.
No filme ‘Paradise: Faith’ (literalmente ‘Paraíso: Fé’), do austríaco Ulrich Seidl, uma mulher, obcecada com Jesus Cristo, retira lentamente um crucifixo da parede do seu quarto, beija-o e acaricia-o num crescendo de intensidade, acabando por se masturbar com ele.
A cena já provocou os mais veementes protestos, nomeadamente dos jornalistas católicos, que consideram o filme “anticlerical”.
O filme de Seidl, que compete pelo Leão de Ouro no Festival de Veneza, é a segunda parte de uma trilogia que começou com o não menos controverso ‘Paraíso: Amor’, em que se aborda o tema do turismo sexual no Quénia e a forma como mulheres ricas de meia-idade compram sexo junto de jovens prostitutos de praia.
Neste filme, conta-se uma história de excesso místico: a protagonista, Anna Maria, percorre a cidade de Viena com uma imagem da Virgem Maria e vai batendo de porta em porta para tentar converter as pessoas ao cristianismo.
O realizador austríaco defende o trabalho e a personagem, explicando as suas motivações: “Ela é uma mulher decepcionada com o amor, com os homens e frustrada sexualmente. Sente um vazio interior” só colmatado com a Fé.