O escultor que venceu consecutivamente três edições do prémio ENSA-ARTE

Posted on 9/02/2012 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE

Amândio Vemba
Amândio Vemba é um jovem escultor que está a despertar interesse no mundo das artes plásticas em Angola. É membro da Brigada de Jovens Artistas Plásticos da União Nacional de Artistas Plásticos (UNAP). 

Amândio Vemba em conversa com o Jornal de Angola descreveu em poucas palavras como entrou no mundo das artes. Aos oito anos, já gostava de desenhar copiando imagens estampadas em jornais, revistas e livros, para além, dos bonecos que fazia com barro.

Nasceu no Bairro Rangel, em Luanda, a 2 de Fevereiro de 1984. Revelou ainda que quando fez o ensino de base teve um bom aproveitamento na disciplina de EVP. Anos depois fez o ensino médio na Escola Média de Artes Plásticas do Instituto Nacional de Formação Artística, onde aperfeiçoou a técnica sobre o desenho, bem como a linguagem técnica sobre as artes plásticas. No começo encontrou dificuldades em adquirir materiais para a sua actividade, principalmente para a de escultura, em que se especializou. “O meu trabalho é esculpir madeira como forma de arte”, disse.

De acordo com ele próprio, Amândio Vemba é um artista que prima mais por questões sociais e culturais relacionadas com o povo angolano. “As minhas obras retratam o quotidiano dentro de um padrão de paz, amor, beleza, as pessoas, a natureza e a harmonia com a finalidade de mostrar esses elementos da vida através da arte.

Em 2006 começa o grande teste da sua carreira ao participar pela primeira vez no Prémio ENSA-Arte. Apesar de não ter ficado entre os melhores artistas, a sua obra foi comprada pela instituição.Depois de ter falhado no prémio ENSA-Arte de 2006, Amândio Vemba vence os últimos três concursos consecutivos nos anos de 2008, 2010 e 2012 na categoria de “Escultura da Juventude”.

Não obstante ter vencido as últimas edições do ENSA-Arte, o escultor reconheceu que ainda tem muito que aprender. Confessou, igualmente, que conta com o apoio de alguns artistas conceituados para atingir o seu objectivo artístico.

Defendeu que a sua trajectória está no bom caminho fruto do facto de a trabalhar arduamente há oito anos. Apesar dos oitos anos em que tem desenvolvido regularmente as suas actividades, reconhece que ainda é uma “criança” para o mundo das artes.

O artista plástico disse que já participou nalgumas exposições colectivas, na sua maioria promovidas pela UNAP. No estrangeiro participou em exposições realizadas em Portugal, França e na EXPO 2012 na Coreia do Sul.


Exposição individual
O escultor ainda não realizou nenhuma exposição individual. Acrescentou que já está a trabalhar para que em Maio do próximo ano realiza a sua primeira exibição individual. 

Declarou que sabe que não vai ser uma tarefa fácil, por isso, tenciona recorrer a um patrocínio para atingir uma das suas maiores ambições. Garantiu que a exposição vai ser realizada em Luanda.

Revelou que tem grande admiração pelos os artistas plásticos Jorge Gumbe e António Gonga pela forma de como trabalham as suas obras. Disse que tem eles como as grandes referências nas artes plásticas em Angola.

Na sua óptica, a troca de experiência entre os artistas plásticos e os jovens criadores ainda não é saudável. Reconheceu também que tem artistas quem têm aberto os seus atelliers para que os jovens aprendam mais sobre a arte.

Amândio Vemba explicou que o seu maior objectivo, como artista, é atingir o topo nas artes plásticas em Angola para que os seus feitos sejam conhecidos a nível internacional. Para o efeito, tudo começa pelo trabalho, ter fé e acreditar na sua potencialidade.

O escultor disse que a UNAP e, principalmente, o Ministério da Cultura, deveriam fazer mais para os artistas divulgarem as suas obras. 
É de opinião que as actividades para os artistas não devem ser centralizados porque nas províncias existem bons pintores, escultores, ceramistas entre outros que precisam de oportunidades para mostrarem as suas criatividades artísticas.
Se estas actividades forem descentralizadas, segundo ele, vai haver melhor aproveitamento dos artistas plásticos em todo território nacional para o bem da classe. 

Dos jovens artistas, diz Amândio Vemba, despontam Ana Suzana David “Kiana” vencedora do Prémio Sona (desenho na areia 2004), Prémio de Melhor Maquete do Carnaval 2002 e o Prémio de Escultura ENSA-Arte 2008, Sozinho Lopes, IIº classificado do ENSA-Arte 2006 em pintura, Furtonato Bangui, Ventura e Landa Yetu. 

Aconteceu comigo

Ter a oportunidade de mostrar as minhas obras em exposições realizadas em países como Portugal, França e na Coreia do Sul. Sempre sonhei estar em grandes actividades como a da Expo 2012 na Coreia do Sul, onde participei este ano. 

Amândio Vemba Responde 

O que que retratam as suas obras?
As minhas obras retratam o quotidiano dentro de um padrão de paz, amor, beleza e harmonia. Primo também pelos temas sociais e culturais procurando mostrar esses elementos da vida através da arte.

Como tem sido a sua trajectória no mundo das artes?
Penso que a minha trajectória está no bom cominho. Apesar de já ter conquistado alguns prémios ENSA-Arte de escultura na categoria da juventude, reconheço que ainda tenho muito para aprender com os outros artistas.

Quando é que realiza a primeira exposição individual?
Estou a trabalhar no sentido de que em Maio do próximo ano possa realizar a minha primeira exposição individual. Sei que não vai ser uma tarefa fácil. Por isso, vou recorrer a patrocínios para atingir esse objectivo.