Google coloca 30000 obras de arte no Art Project

Posted on 4/03/2012 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE

Foi ontem lançada a nova versão do GoogleArt Project, uma plataforma na Internet que permite conhecer virtualmente museus espalhados pelo mundo. Esta nova versão conta, pela primeira vez, com a presença de um museu português: agora qualquer pessoa pode visitar virtualmente o Museu Colecção Berardo – Arte Moderna e Contemporânea, situado em Lisboa.

O Art Project foi alargado e conta com 151 novos parceiros em 40 países, após uma primeira versão lançada em Fevereiro de 2011 com cerca de 1000 obras de arte. Este projecto da Google quer dar a conhecer a arte de museus através de um clique. Pinturas, esculturas, arte de rua, fotografias e grafittis são as vertentes de arte que os museus do Art Project mostra sem que seja necessário ir ao museu. Agora, estão disponíveis 30000 obras de arte em alta resolução.


O projecto permite viajar pelos museus de qualquer parte do mundo, visitar as salas e apreciar as obras de arte de forma detalhada e de modo a conhecer as mais variadas colecções. Os utilizadores podem pesquisar conteúdos através do nome do artista, da obra, do estilo de arte, do museu ou mesmo da cidade.

A vertente social está presente: o Google + e os hangouts de vídeo estão integrados na plataforma, sendo possível ao utilizador criar galerias pessoais. O utilizador pode escolher as suas obras favorita entre as 30000 existentes no projecto, comentar e partilhar com os seus amigos.


Street View Trolley é o nome do carro que tirou fotografias de 360º dos museus que fazem parte do projecto. As várias imagens estão unidas o que permite navegar de forma rápida e fácil nas 385 salas dos museus. O Google Maps é outra plataforma presente, os utilizadores podem aceder ao interior das galerias utilizando o Street View no Google Maps.

As imagens são apresentadas em alta resolução, mas algumas vão mais além e foram captadas com hiper-resolução ou tecnologia de captura de imagem em gigapixels, tornado a observação da arte mais eficaz que feita a olho nu.