8 de abril, morre Pablo Picasso, o grande mestre espanhol

Posted on 4/07/2012 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE

Pablo Picasso
Hoje é dia de recordar Pablo Picasso, o artista espanhol que deixou marca na pintura, escultura, cerâmica e até na poesia. O genial Picasso morreu a 8 de abril de 1973, em França. A sua arte percorreu o mundo e o tempo, eternizando-se.

Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso. Um nome grande, na proporção do talento de um dos grandes mestres da arte do século XX.

Picasso nasceu em Málaga, Espanha, a 25 de outubro de 1881. Herdou do pai o prazer pela pintura, ainda que o talento do filho seja imensamente superior. Desde cedo sentiu atração pela arte e era muitas vezes convidado pelo pai a terminar-lhe os quadros.

Com 14 anos, o pequeno Picasso superava as exigências das mais conceituadas academias de arte. Mais tarde, muda-se para Madrid, para Barcelona e depois para Paris, onde exprime o seu talento, expondo ao lado dos maiores pintores do seu tempo.

Pablo Picasso é um dos artistas mais famosos e versáteis do mundo, com milhares de criações, desde pinturas em diversos tipos de materiais, a esculturas, passando pela cerâmica e até pela poesia.

É considerado cofundador do Cubismo, ao lado de Georges Braque. Expôs em Londres, Barcelona, um pouco por toda a Espanha, em Tóquio, em Lyon, Roma, Milão, São Paulo, nos EUA, por todo o mundo, inspirando-se em arte antiga do Renascimento, que admirava nos museus. Morreu a 8 de abril de 1973, em Mougins, França, com 91 anos de idade.

Nasceram neste dia Sidarta Gautama, o Buda, religioso e filósofo indiano (566 aC), D. Pedro I (1320), Giuseppe Tartini, compositor e violinista italiano (1692), August Wilhelm von Hofmann, químico alemão (1818), Andrew Irvine, alpinista britânico que morreu no Everest (1902), John Fante, escritor norte-americano (1909), Betty Ford, primeira-dama dos EUA (1918), Jacques Brel, autor, compositor e cantor belga (1929), Kofi Annan, ex-secretário-geral das Nações Unidas (1938), Julian Lennon, cantor, filho de John Lennon (1963) e Dulce Pontes, cantora portuguesa (1969).

Morreram a 8 de abril D. João II, o Bom, rei de França (1364), Gaetano Donizetti, compositor de óperas italiano (1848), Pablo Picasso, pintor espanhol (1973) e Malcolm McLaren, músico e produtor britânico, cofundador dos Sex Pistols (2010).

Hoje assinalam-se o Dia Mundial do Combate ao Cancro e o Dia Mundial da Astronomia.

JOANA TELES