Mostra com as obras do génio da pintura

Posted on 7/07/2011 by UNITED PHOTO PRESS

Mostra com as obras do génio da pintura e escultura fica no Instituto Ricardo Brennand até o dia 4 de setembro.

Uma tarde de encantamento para as pessoas que foram na abertura da exposição ‘A beleza na escultura de Michelângelo’, no Instituto Ricardo Brennand (IRB), nesta quarta-feira (06), no Recife. Para muitos, foi uma chance única de ver na capital pernambucana as obras de um gênio da pintura e escultura.

Crianças de escolas públicas, gente interessada em história da arte, visitantes de diversas as idades e uma mesma sensação de encantamento compartilhada por todos. “É impressionante a riqueza dos detalhes, nariz, da configuração física das estátuas”, resumiu o engenheiro Carlos Gesteira,

A exposição foi exibida em São Paulo e no Espírito Santo e, pela primeira vez, é apresentada no Recife. A mostra reúne, ao todo, 25 esculturas. De Michelângelo são nove obras, réplicas perfeitas esculpidas em gesso, e mais seis desenhos originais.

O visitante vai poder conhecer também trabalhos de artistas que viveram antes do gênio italiano. Além de ver como ele influenciou, de modo marcante e decisivo, as gerações que vieram depois. Michelângelo morreu aos 79 anos, em 1564. Quase 450 anos depois, o talento dele permanece atual e continua impressionado olhos do mundo inteiro.

“Ele é o autor da Capela Sistina, autor do Davi de Florença, autor do painel do Juízo Final, então, o que você puder imaginar de grandiosidade em escultura e pintura do século XVI você tem que ir a Michelângelo”, explicou Leonardo Dantas Silva, coordenador de documentação e pesquisa do IRB.

A exposição fica em cartaz no Instituto Ricardo Brennand, no bairro da Várzea, até o dia 04 de setembro, de terça à sexta, das 13h às 17h. O ingresso custa R$ 15 inteira e R$ 5 a meia-entrada.