Última obra de Malangatana leiloada na internet

Posted on 5/09/2011 by UNITED PHOTO PRESS

Não é uma tela, não é uma escultura, não é um texto. Trata-se antes de um carro: um Fiat 500 pintado pelo próprio Malangatana antes de morrer.

A receita será investida na formação artística e cultural dos mais jovens e carenciados, através da Fundação com o nome do moçambicano, falecido em Janeiro.

Depois de no último Verão ter conhecido o representante da marca italiana em Maputo, que aceitou o desafio de se aliar ao mestre da pintura moçambicana, Malangatana foi dia após dia ao encontro de 'A italiana', nome que acabou por dar ao carro.

Um carro que é uma obra de arte, conjugando o design transalpino e os símbolos visuais de África: a carroçaria alia o vermelho a figuras relacionadas com a natureza e tradições moçambicanas. No tablier, em alumínio, a assinatura do pintor.

Com 'A italiana' espera-se que a obra de Malangatana cumpra um dos maiores sonhos do pintor, conjugando o trabalho social e artístico junto dos mais necessitados.

O leilão estará aberto em https://malangatana.sapo.mz/ até 6 de Julho em língua portuguesa e inglesa, com uma base de licitação de 125 mil dólares (quase 87 mil euros).

As ofertas terão de ser pelo menos 2500 dólares acima da anterior, refere ainda a SAPO Moçambique