Egipto vai exigir oficialmente retorno do busto de Nefertiti

Posted on 12/20/2009 by UNITED PHOTO PRESS


O Egipto vai exigir oficialmente a devolução do busto de Nefertiti, obra-prima da arte faraónica actualmente exposta num museu alemão, anunciou hoje no Cairo o presidente do Conselho Supremo das Antiguidades Egípcias, Zahi Hawass.


Hawass vai "convocar uma reunião extraordinária para estudar as formalidades para pedir oficialmente a devolução da estátua", segundo um comunicado divulgado após um encontro com Friederike Seyfried, directora do Museu Egípcio e da Colecção de Papiros do Neues Museum de Berlim.

O busto, com cerca de 3400 anos, foi descoberto em 1912 no sul do Egipto pelo arqueólogo alemão Ludwig Borchardt e o Egipto reclama a sua restituição desde os anos 30, sem êxito.

Zahi Hawass afirma que, depois da sua descoberta, a estátua foi coberta com argila para passar despercebida e enviada para a Alemanha por barco.

De acordo com o responsável egípcio, Ludwig Borchardt escreveu deliberadamente que o busto era de gesso e que era de uma princesa real, "embora sabendo que era uma estátua de calcário da rainha Nefertiti".

Tal "prova que Borchardt fez esta descrição de maneira a que a Alemanha pudesse conservar a estátua", indicou Hawass.

"Isso confirma as nossas informações, segundo as quais a estátua saiu do Egipto de forma não-ética e que houve uma fraude e um embuste por parte da Alemanha nessa altura", acrescentou.

O facto de Borchardt ter escondido a estátua durante dez anos antes de a mostrar publicamente é mais uma prova da sua saída ilegal do Egipto, sublinhou o responsável pelas antiguidades egípcias.

Berlim sustenta, em contrapartida, que a aquisição do busto foi efectuada de maneira legal, em 1913, e insiste no perigo de qualquer deslocação de uma escultura "frágil".

A directora do museu berlinense apresentou nomeadamente o documento que prova, segundo as autoridades alemãs, a saída legal da estátua.

O busto está exposto desde 17 de Outubro no Neues Museum de Berlim, na célebre "Ilha de Museus" da capital alemã, onde foi pela primeira vez mostrado ao grande público em 1924, antes de ser transferido para o Museu Egípcio, em Berlim ocidental.

Além de Nefertiti, o Egipto exige a restituição de obras como a célebre Pedra de Roseta, que permite solucionar o mistério dos hieróglifos, exposta no British Museum de Londres há mais de 200 anos.

Em Outubro, o Egipto obteve do Louvre a restituição de cinco fragmentos de pinturas murais com mais de 3000 anos, depois de ter anunciado a suspensão da sua cooperação com o museu francês enquanto as peças não fossem entregues.