Xaime Fuentes: pintor galego divulga obra aos bracarenses

Posted on 12/15/2009 by UNITED PHOTO PRESS

O pintor galego Xaime Fuentes associou-se à exposição de homenagem a Jerónimo porque considerou que esta é uma boa oportunidade para se apresentar aos bracarenses. A mostra colectiva está patente, até 8 de Janeiro, na galeria ‘Nímbus’.


Não foi apenas a divulgação do seu trabalho que trouxe Xaime Fuentes a Braga, mas também o facto desta ser uma iniciativa solidária, uma vez que o dinheiro que resultar da venda das obras de arte expostas vai reverter para instituições de solidariedade social.

Xaime Fuentes refere que não conheceu pessoalmente o pintor Jerónimo, mas ouviu falar bastante dele e conheceu a sua “magnífica obra” através do galerista Manuel Araújo, proprietário da ‘Nímbus’.

Em 2010, ainda sem data definida, Xaime Fuentes vai fazer uma exposição em Braga, precisamente na galeria ‘Nímbu s’.

A peça que doou para a exposição de homengaem a Jerónimo é um azulejo pintado a óleo.

Esta peça integra um conjunto de azulejos que o artista retirou das paredes de um talho desactivado e pintou com motivos relacionados com as rias baixas da Galiza e com o mar.

Xavier Fuentes sublinha que é um artista multidisciplinar. “Faço pintura, colagem e escultura em ferro”, adiantou ao ‘Correio do Minho’ o pintor que neste momento está também representado num exposição colectiva patente no Porto.

Quando questionado sobre em que se inspira para pintar, Xaime Fuentes responde que gosta de pintar o seu intrior. “A minha pintura sou. Não existe outra coisa”, vincou.

O pintor espanhol veio da Galiza expressamente para participar na inauguração da exposição que termina no dia do leilão.

Marlene Cerqueira