José de Guimarães participa, a partir de quarta-feira, na Feira Art Paris

Posted on 3/13/2009 by UNITED PHOTO PRESS

O artista plástico José de Guimarães vai participar na Feira Art Paris, no Grand Palais da capital francesa, disse hoje à Lusa fonte ligada ao artista. As obras de José de Guimarães fazem parte da representação da galeria italiana San Carlo, de Milão, Itália, naquela feira de arte. O artista vai expor um conjunto de obras intitulado Les Favelas. Estas instalações foram produzidas entre 2007 e 2009 e integram a série Brasil (2007). A exposição Art Paris será inaugurada quarta-feira e estará patente ao público até dia 23, estando a Galeria San Carlo situada no stand G6 daquela feira de arte.
José de Guimarães vive e trabalha entre Lisboa e Paris, desde 1995.
A passagem por Angola numa comissão de serviço militar entre a década de 60 e 70 do século passado tornar-se-ia um vector determinante na definição do seu vocabulário artístico. Foi o contacto com especialistas em etnologia africana que o conduziu à compreensão de uma simbologia existente em muitas peças de arte negra e sugeriu-lhe um projecto artístico movido por uma tentativa de osmose entre duas formas de expressão plástica, europeia e africana.
Mas se na primeira década de produção artística se baseia em África, nos mais de quarenta anos de carreira, encontram-se séries completas dedicadas à filosofia e às culturas chinesa e japonesa, à arte de Rubens, à literatura de Camões ou à concepção particular da morte no México.
Nos últimos anos, verifica-se que o seu percurso reflecte uma vocação de formas e figuras tendencialmente mais cosmopolita, tendo a sua expressão plástica vindo a acentuar a convivência de todos os vectores dominantes num longo percurso artístico.
Tem também vindo a privilegiar a utilização do néon, sobretudo em caixas de madeira, que propõem um exterior de austeridade contrastante com a encenação do seu espaço interior, tratado com traços luminosos de néon, pintura, colagens e objectos desviados do sentido que lhes é conferido pela sua função tradicional.
Embora a sua obra tenha actualmente uma visibilidade bastante mais significativa noutros países, José de Guimarães foi objecto de duas grandes exposições da sua pintura e da sua escultura em Portugal, na Fundação Calouste Gulbenkian e na Fundação de Serralves.
Em 2001 teve lugar uma importante retrospectiva (1960-2001) na Cordoaria Nacional de Lisboa.
Em 2003, a Fundação Caixanova promoveu em Espanha uma exposição itinerante da sua obra e, em 2005, a Fundação Cultural do SESI - FIESP de São Paulo dedicou-lhe uma exposição antológica com o título O Imaginário de José de Guimarães.
Em 2006 o Museu Afro Brasil de São Paulo, organizou a Exposição África e Africanias de José de Guimarães. Um ano mais tarde, apresentou "China África América" no Today Art Museum - Beijing e, também no Parque Européen de la Sculpture, em Bruxelas, a exposição intitulada "Vozes Nómadas".
Em 2008 expôs no Museo Wurth La Rioja, em Espanha, "José de Guimarães: Mundos, Cuerpo y Alma" e, na Galeria Quadrado Azul Lisboa a exposição Brasil que, iconograficamente nos remete para a passagem do artista pelo Brasil, e o reencontro com África, origem do seu projecto artístico.
Em Outubro de 2008 inaugurou no Design Center de Lisboa a exposição Arte Urbana. Recentemente foi distinguido com o Prémio Escultura 2008 Doutor Gustavo Cordeiro Ramos da Academia Nacional de Belas Artes.