Circuito das Artes do Jardim Botânico abre suas portas

Posted on 8/30/2008 by UNITED PHOTO PRESS

Que tal conhecer os diferentes ateliês instalados no charmoso bairro do Jardim Botânico, conhecer de perto os artistas responsáveis pelas peças que você admira? Então, aproveite para acompanhar a 12ª edição do Circuito das Artes do Jardim Botânico será realizada nos dias 30 e 31 de agosto e 6 e 7 de setembro. A estimativa de público em todo o evento é de 15 mil pessoas. Durante os quatro dias, 55 ateliês e estúdios abrirão suas portas das 12hs às 21hs, com seis mil peças em exposição. Ao todo são 93 artistas que irão apresentar trabalhos de pintura, escultura, gravura, aquarela, mosaico, design de móveis, cerâmica, tecidos exclusivos para decoração e utilitários.

A artista plástica Cattia Capistrano, uma das coordenadoras do evento, relembra que na primeira edição participaram 37 artistas, e que a cada ano esse número vem crescendo, tornando o bairro um núcleo especial das artes. Alguns espaços promovem palestras e worshops. No O Sol, por exemplo, os visitantes poderão observar e participar das oficinas de tecelagem e cestaria.

Uma das vantagens do passeio é ter acesso aos artesãos e poder perguntar como a peça foi feita, que matéria-prima foi usada. Cattia recomenda aos interessados em objetos de decoração visitas aos estúdios de móveis e acessórios dos designers Fernando Jaeger e Aulio Sayão Romita e as luminárias de Monica Cohen. Também reforçou que há peças bem autorais em cerâmicas para quem está em busca de algo mais personalizado.

- É um ótimo passeio para toda família no final de semana. Há possibilidade de percorrer os ateliês a pé ou de van, já que temos artistas em todo o bairro, inclusive no Horto. É uma caminhada e tanto. Os restaurantes também preparam pratos especiais para o período - afirma Cattia.

Junto ao evento acontece o Circuito de Arte Culinária, que contará com um roteiro gastronômico, com degustação e palestras com chefs de cozinha.

A estréia do Circuito das Artes do Jardim Botânico aconteceu, em 1998, em homenagem ao 190º aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o evento deu tão certo que faz parte do calendário cultural da cidade.

Serviço:

Dias: 30 e 31 de agosto/6 e 7 de setembro