Arte e surf completam a esperança por um mundo mais limpo

Posted on 5/01/2008 by UNITED PHOTO PRESS

Artista plástico reutiliza matéria prima de pranchas de surf abandonadas na confecção de esculturas e painéis para fins de conscientização sócio-ambiental junto a patrocinadores diversos.Reutilizar os blocos de pranchas abandonadas nas praias produzindo a partir desses poluentes base para obras de arte, oficinas culturais e ações de conscientização ambiental. Essa é a proposta do artista plástico e surfista Heitor Morrone que conta com consultoria da UPBEAT Marketing Integrado de Ação e Reação, especializada na utilização do esporte como ferramenta de marketing e negócios. Nas ondas desde os treze anos, Morrone rapidamente associou o surf e a arte à sua vida. Aos dezesseis toma contato com movimentos artísticos alternativos na cidade de São Paulo e aos dezessete ingressa na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, tornando-se Bacharel em Pintura, Escultura e Gravura no final de 2001. Durante a Faculdade, Morrone compõe cenários e esculturas para as escolas de samba da capital e interior de São Paulo e conhece, em 1999, o isopor e o poliuretano, matérias primas utilizadas na confecção dos blocos das pranchas de surf atuais. A partir de pedaços de prancha que recolhe nas praias ou recebe de surfistas amigos, encontra um número sem fim de possibilidades em formas para seus trabalhos, em especial pela facilidade de manuseio, leveza, durabilidade e possibilidades de acabamento. Observando a plasticidade de sua arte, o surf e a integração de ambos, Morrone conta com consultoria da UPBEAT no desenvolvimento de estratégias de marketing e integração de instituições públicas, privadas ou do terceiro setor interessadas no potencial de conscientização social e ambiental que este trabalho artístico orientado pode gerar. O primeiro fruto dessa parceria foi a participação do artista no I BioSurf, campeonato organizado pela Faculdade de Biologia da Universidade Santa Cecília, em Santos, no último dia 20 de abril. O evento teve como objetivo alinhar o torneio de surf à conscientização ecológica através da exposição e divulgação de trabalhos, projetos e ONGs do setor. No evento, o artista ofereceu os troféus dos primeiros colocados da competição e apresentou suas obras. As atividades estão integradas a ações de marketing e relacionamento desenvolvidas pela consultoria junto à imprensa e potenciais patrocinadores, mobilizando-os para futuros apoios à projetos voltados à conscientização e à responsabilidade sócio-ambiental.