Italiana restaura igrejas no Cariri

Posted on 4/27/2008 by UNITED PHOTO PRESS

  • Restauradora italiana, que está morando no Cariri, vem realizando a recuperação das paróquias da região, entre elas, a de Missão Velha e a do Crato. Em Santana do Cariri, a especialista vai recuperar os afrescos e a imagem de Sant´Ana.

A igreja matriz de Santana do Cariri, construída no final do século XIX, passará por uma restauração. Os afrescos (obra feita sobre a parede com base de gesso, pintura mural mais antiga e resistente da história da arte) e a imagem de Sant´Ana que fica no altar-mor serão recuperados pela restauradora italiana Gabriela Federico, a mesma que fez trabalhos de restauração na Paróquia de São José, em Missão Velha, e na Catedral da Sé do Crato. A matriz de Santana do Cariri é a mais antiga da região do Cariri Oeste. "Já foram feitos os testes de prospecção e ela (Gabriela) encontrou sete camadas de pinturas sobre os afrescos. A imagem de Sant´Ana foi pintada há cinco anos", informa o pároco Adalmiran Vasconcelos. Gabriela, no momento, prepara o orçamento para a realização do trabalho de recuperação dos afrescos que começam no teto e vão até o piso da igreja. O padre diz que contará com a ajuda da iniciativa privada e pretende iniciar os trabalho em julho próximo, época da festa da padroeira. "Na região, é a única paróquia que conserva o latim nas celebrações dos festejos da padroeira. Os fiéis fazem questão dos cânticos em latim". Gabriela Federico, natural de Roma (Itália), diz que veio conhecer o Cariri e decidiu ficar morando no Crato. No fim de 2006, ela fez a restauração da paróquia de São José, em Missão Velha, a 522 quilômetros de Fortaleza. "Na escultura em gesso havia uma pintura sobreposta e elaboramos a reforma segundo as técnicas de restauração". Gabriela encontrou fios de ouro na imagem original do santo. Em Mauriti, também na região do Cariri, a restauradora trabalhou detalhadamente na escultura de Nossa Senhora da Conceição, que fica no altar principal da igreja matriz. Um trabalho que a impressionou foi a imagem de Jesus Cristo crucificado na Catedral da Sé, no Crato. "Havia quatro pinturas que escondiam uma obra de cerca de 200 anos. Uma peça valiosa cujos traços lembram o trabalho de Aleijadinho (escultor, entalhador e desenhista mineiro Antônio Francisco Lisboa, considerado o maior expoente do estilo barroco nas Minas Gerais e das artes plásticas no Brasil). "A obra deve ser de autoria de um artista do Cariri, mas tem influência barroco e, principalmente, de Aleijadinho", reforça. A assessora da Secretaria de Turismo e vice-presidente da Associação dos Artesãos de Santana do Cariri, Lana Luíza Maia Nóbrega, diz que a restauração da igreja matriz vai ser importante para a cidade porque muitos nativos e turistas visitam o templo. É um dos locais mais visitados pelos que vão à cidade, assim como o Pontal de Santa Cruz, onde há uma capela, restaurante e um mirante. Ela também se refere ao casarão do Coronel Felipe da Cruz Nunes, prédio centenário onde funciona a Associação dos Artesãos. "Ali são feitas réplicas de fósseis, dinossauros de latas e outros objetos do artesanato local", informou. (Colaborou Amaury Alencar)



FIQUE POR DENTRO A técnica dos afrescos era conhecida e utilizada por gregos e romanos. Há informações sobre decorações em afresco na Pinacoteca da Acrópole de Atenas, executadas por Polignoto de Tasso (séc. V a.C.), tendo como tema a Batalha de Maratona e os afrescos de Lesche, do mesmo autor. São ainda conhecidos os pintores Apéles e Protógenes (séc. IV a.C.) que se utilizaram da mesma técnica.



SAIBA MAIS Santana do Cariri foi criada em 25 de novembro de 1885 e nome é em homenagem à padroeira da cidade comemorada no dia 26 de julho. Tem uma arquitetura antiga, uma área do geopark no Pontal da Santa Cruz e o Museu de Paleontologia da Universidade Regional de Cariri (Urca). Chamou-se primitivamente Brejo Grande, local habitado pela tribo nativa dos guerreiros denominados Buxixés, Tapuias que dominavam, além do Araripe, terras limítrofes, de Pernambuco. Suas origens são do fim do século XVII. A elevação do arraial à categoria de vila ocorreu segundo Lei Provincial nº 2.096, de 26 de novembro de 1885, tendo sido instalada a 11 de janeiro de 1887, data em que se instalou, igualmente, a Câmara Municipal. Sua elevação à categoria de Município, com o nome de Santanópole, ocorreu na forma do decreto lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938. As primeiras manifestações de apoio eclesial têm como precedentes a construção de uma capela, da qual constam como responsáveis os irmãos João Alves Feitosa e José Alves Cavalcante.

A criação da Freguesia, com a denominação de Freguesia de Sant'Ana do Brejo Grande, tem como instrumento de apoio a Provisão de 26 de agosto de 1838, abrangendo as projeções de Assaré e Quixará. Os pontos geográficos mais importantes são: Chapada do Araripe, Serra dos Haveres, riachos: Juquinha, Tatajuba, Cariús, do Buri, do Cordeiro e Rio Brejo Grande. Os atrativos naturais são as nascentes dos Azedis (Sítio Azedos) e o açude Tatajuba.