Parece fotografia mas é pintura a dedo

Posted on 12/19/2014 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE


Olhar a imagem acima e não se impressionar é praticamente impossível: que “foto”, não é mesmo? Mas e se nós disséssemos que de foto essa imagem não tem nada? Na verdade, trata-se de uma das obras da artista americana Zaria Forman, que é especialista em criar paisagens realistas usando apenas as pontas dos dedos.


A inspiração para meus desenhos começou na infância, quando eu viajava com minha família por lugares inóspitos, que eram objeto de trabalho da minha mãe, que é fotógrafa. Depois da faculdade, comecei a exibir minhas obras em galerias pelos Estados Unidos e além-mar.

Usando tinta pastel e muita sensibilidade, Zaria é capaz de traduzir com precisão aquilo que os olhos capturaram na infância. Mas ainda assim ela afirma que o fotorrealismo não é seu objetivo.


Desde criança, sempre gostei de retratar aquilo que meus olhos enxergam. Fotorrealismo não é minha proposta. Eu simplesmente busco recriar o cenário da maneira mais honesta que puder, de forma que os espectadores se sintam transportados para esses lugares remotos que, provavelmente, não terão a chance de ver pessoalmente.

Incrível, não?



pintura4