100 anos de arte e inovação

Posted on 11/08/2013 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE

Exposição que abre hoje na Galeria Multiarte comemora o centenário da artista plástica japonesa Tomie Ohtake

Em 1936, uma jovem japonesa vem ao Brasil para visitar um de seus cinco irmãos. No momento de retorno ao país de origem, um eufêmico empecilho: o início da Guerra do Pacífico impede a sua volta.

Para o curador da mostra, Max Perlingeiro, essa é uma oportunidade para que o público tenha contato com a obra da japonesa

Sem outra alternativa, a moça acaba ficando nas terras brasileiras e trilhando seus caminhos por aqui: casa, tem dois filhos e, quase aos 40 anos, dá vazão à veia artística e começa a pintar.

Esse é o início da trajetória da artista plástica Tomie Ohtake, cujo centenário de nascimento comemora-se através de uma série de exposições espalhadas pelo Brasil: uma no Ceará, uma em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. Em Fortaleza, a mostra acontece no espaço da Galeria Multiarte, de hoje a 20 de dezembro, trazendo as obras mais recentes da japonesa, produzidas especificamente para a celebração dos cem anos de vida. Como boa oriental, Tomie tem uma vida muito disciplinada e focada, o que se reflete na sintetização dela sobre o que representa a data: "Todo mundo fala centenário, centenário, centenário: pra mim é apenas um dia".


"Talvez essa seja uma das mais importantes exposições que eu já fiz ao longo de 42 anos que trabalho", confessa Max Perlingeiro, curador da mostra e amigo de longa data da artista. Tomie Ohtake - Pinturas recentes é uma exibição de cinco pinturas em cores únicas, nove gravuras em metal e uma escultura móvel de grande formato.

Para Perlingeiro, essa é uma oportunidade para que o público tenha contato com a obra da japonesa, que, nas definições do curador, "começa figurativa como todo bom artista e termina abstrata. Hoje, Tomie é considerada como a grande dama da arte brasileira". De acordo com o crítico de arte Agnaldo Farias, as selecionadas são "pinturas para ver", graças à exigência que fazem ao contemplador de cuidado, calma e imersão. Marcadas por texturas oriundas de pinceladas rápidas e muitas referências ao geométrico, traço que nunca escapou em toda a trajetória de Tomie, as telas são monocromáticas.

Dois conjuntos focam-se nas cores primárias, amarelo e azul, enquanto um terceiro resultada da mistura entre os anteriores e dá luz ao verde. Ainda que conflitantes, principalmente quando vistas uma ao lado da outra, as pinturas dividem a mesma técnica de composição: pinceladas curtas, circulares, que sobrepõem e justapõem para produzir uma telas em acrílico densas e entrelaçadas.

Já a escultura, produzida em aço carbono pintado, tem estrutura mais do que móvel: parece maleável e é extremamente convidativa ao toque. Ao encostar, dá-se início ao balanço. Para o curador da exposição, Max Perlingeiro, a obra constituiu uma escultura cinética e fluida que remete à "própria cultura japonesa: é um convite à interação, ao tocar, à memória zen". Com dimensões de 1,85m de altura por 2,65m de largura e 3,40m de comprimento, a obra ocupa toda uma sala da exposição.

A carreira de Tomie Ohtake ganha plenos alcances a partir dos seus 50 anos, quando seu trabalho começa a ser reconhecido através da realização de mostras individuais e conquistas de troféus, principalmente em salões brasileiros.

Em cem anos de vida e 60 de trajetória, ela já participou de vinte bienais internacionais e coleciona no currículo as marcas de 90 exposições individuais, quase quatrocentas coletivas entre o Brasil e o exterior, além de 28 prêmios.

Sua produção também se notabiliza pelas mais de 30 obras públicas desenhadas na paisagem de várias cidades brasileiras, pelas esculturas presentes nos jardins do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio e a comemorativa ao centenário da imigração japonesa em 2008 em Santos e pela fundação do Instituto Tomie Ohtake, centro cultural localizado em São Paulo.

Mais informações

Exposição Tomie Ohtake - Pinturas recentes. De hoje a 20 de dezembro, na Galeria Multiarte (Rua Barbosa de Freitas 1727, Aldeota), em comemoração ao centenário da artista.
Visitação gratuita.
Contato: 0055(85) 3261.7724