GUARAMIRANGA 2013 nos palcos do Jazz & Blues

Posted on 2/08/2013 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE



Márcio Resende e banda The Bridge homenageiam Dave Brubeck. Foto: Thiago Gaspar

IT'S TIME TO JAZZ!

Alguns álbuns entram para a história da música por apresentar sonoridades e estéticas surpreendentes. Com o revolucionário disco "Time Out" (1959), lançado pelo quarteto do grande pianista Dave Brubeck, um dos maiores nomes do jazz, a história não foi diferente. Por seu caráter progressivo e de vanguarda, explorando tempos quebrados, compassos compostos e uma variedade de ritmos desafiadores, foi grande o reconhecimento do público e da crítica especializada, fazendo deste um álbum referencial para a história do jazz. 

É nesse universo proposto por Dave Brubeck nos anos 60 que o aclamado saxofonista e flautista Márcio Resende sobe ao palco do Festival Jazz & Blues para homenagear o pianista com o show inédito "Time Out - Tributo a Dave Brubeck". Acompanhado pela banda The Bridge - Pedro Façanha (contrabaixo), Hermano Faltz (guitarra), Tito Freitas (teclados) e David Krebs (bateria) - Márcio convida o público para vivenciar a energia, a inteligência e a sensibilidade da música de Brubeck. 

"A ideia desse show surgiu antes do falecimento de Dave Brubeck – em 05 de dezembro de 2012 -, justificada realmente pela musicalidade dele, que é muito especial, e pelo desafio de reproduzir no palco a música do 'Time Out'. Será um show muito especial para nós e, espero, também para o público", afirma o saxofonista. 

Em consonância com a história e o conceito do Festival, realiza-se o diálogo entre matrizes culturais, brindando o público com releituras com sotaque próprio, capazes de revelar matizes diferentes em temas jazzísticos universalmente reconhecidos. E reinventados, no palco, pela musicalidade de Márcio Resende e banda. 

De formação jazzística no New England Conservatory e no Berklee College of Music, nos EUA, Márcio Resende participou do primeiro Carnaval jazzístico de Guaramiranga, em março de 2000, esteve no palco do Festival em outras edições e regressa agora em ocasião especial. Será a primeira vez que o Festival Jazz & Blues promove um show dedicado especialmente a celebrar um dos grandes discos da história do jazz. 


Dudu Falcão e Adelson Viana estreiam parceria no Festival. Foto de Dudu Falcão: André Lima

VOZ, CORDAS E SANFONA
Já podemos dizer que este será o ano das boas parcerias no Festival Jazz & Blues, algumas inéditas. É o caso de Dudu Falcão e Adelson Viana. Juntos prometem presentear o público neste agradável encontro de voz, violão e acordeon, que será repleto de hits da música brasileira e marcantes interpretações. 

Pernambucano, radicado há 25 em solo carioca, Dudu Falcão é um dos principais compositores nacionais da atualidade. Ele é dono de um vasto repertório com mais de 200 canções, boa parte gravada por grandes nomes da música brasileira, algumas em parceria com Jorge Vercillo, Lenine, Danilo e Dorival Caymmi, só para citar alguns. Mais de 60 músicas de sua autoria foram temas de novelas e minisséries. 

Olha só quem já gravou composições de Dudu Falcão: Maria Bethânia ("Nem a lua, nem o sol, nem eu", do disco "Maricotinha"), Ana Carolina ("Quem de nós dois", do disco "Ana Rita Joana Iracema e Carolina", dentre outras), Ivete Sangalo (a versão "Somente eu e você"), Milton Nascimento ("Paciência"), Gal Costa ("Caminhos do mar", do disco "Gal de tantos amores"), Maria Rita ("Feliz", do disco "Segundo"), 

Ao lado de Dudu Falcão no palco do Jazz & Blues estará Adelson Viana, que é um dos maiores acordeonistas cearenses, dono também de uma respeitada carreira como tecladista, compositor, arranjador e produtor musical. Como instrumentista, Adelson passou 12 anos na banda de Raimundo Fagner, tocando também em shows de Zeca Baleiro, Dominguinhos, Ednardo, Lenine, Naná Vasconcelos, Paulo Moura, Fausto Nilo, Nonato Luiz, Waldonys, Manassés, dentre outros artistas. 

Agora é aguardar esse grande show, onde o público certamente vai cantar junto muitos sucessos de autoria de Dudu Falcão, com um tempero bem especial do acordeon de Adelson no contexto jazzístico. 


Felipe Cazaux e Diogo Farias estão nas JAMs da Casa do Blues. Fotos: Chico Gadelha

DUAS NOITES DE BLUES NAS JAM SESSIONS
No Infojazz da semana passada destacamos duas noitadas jazzísticas nas JAM Sessions do Festival, que vão ser comandadas pelo multiinstrumentista Cainã Cavalcante, domingo a partir da meia-noite, e Nélio Costa, encerrando o evento na noite de terça para quarta-feira. Agora é a vez do Blues! 

O fim da primeira noite do Festival, no sábado a partir da meia-noite, e a terceira, de segunda para terça-feira, terá o som marcante das gaitas e vozes da rapaziada do projeto Casa do Blues. Na JAM Session de sábado, sobem ao palco Felipe Cazaux, Leonardo Vasconcelos, Cláudio Oliveira, Ricardo Pinheiro e Vitor Fontenele. Na segunda-feira a JAM será com Roberto Lessa, Diogo Farias, Álvaro de Paula, Dudu Freire e Aldo Machado. 

O projeto Casa do Blues foi lançado em 2008, reunindo bandas e músicos atuantes no Ceará, com a ideia de promover reuniões festivas, proporcionando ao público o contato com todo o universo do gênero. No ano seguinte as bandas criaram a Associação Casa do Blues, que promoveu apresentações como os calorosos shows no Mercado do bairro Joaquim Távora, em Fortaleza. Nesse sentido, surgiu um novo espaço de lazer gratuito onde aos sábados aconteceram 40 shows de março a novembro. 

A cada edição surgiam mais apaixonados pelo blues, reunindo em média 500 pessoas por final de semana. A iniciativa foi indicada ao prêmio oferecido pela UNESCO de revitalização de espaços públicos. Depois disso, a Associação levou o projeto para outros bairros e realizou o 1º Circuito Casa do Blues. Foram shows marcantes nas noites de sábado, entre dezembro de 2011 e julho de 2012, reunindo uma legião crescente de admiradores do blues cearense em performances empolgantes. 

O Circuito resultou na gravação do DVD "Ao vivo no Parque", gravado no Parque Adahil Barreto, com um público de 3 mil pessoas. No Festival Jazz & Blues o Casa do Blues fará o pré-lançamento deste DVD, que registra o atual cenário do blues em Fortaleza, com shows das bandas De Blues em Quando, Blues Label, Puro Malte, Artur Menezes e Felipe Cazaux. 


Curtas
Até a próxima sexta-feira, dia 08, bares de Fortaleza estão Na Trilha do Jazz & Blues, marcando as noites com bandas cearenses desses gêneros musicais que vão marcar o Festival em Guaramiranga, durante o Carnaval. Confira o que vai rolar nos próximos dias no projeto Na Trilha do Jazz & Blues. Os locais são: Café Pagliuca (Rua Barbosa de Freitas, 1035 - Aldeota. Tel: 3224-1903. Couvert: R$ 8,80) e Degusti (Rua Vilebaldo Aguiar, 352 - Aldeota. Tel: 3262-1719. Couvert: R$ 4,50). 

TERÇA-FEIRA (05) - Stênio Gonçalves Trio às 21h no Café Pagliuca. Jazz Clássico com a banda formada por Stênio Gonçalves (guitarra), Iury Batista (baixo) e Paulo Batista (bateria). 

QUARTA-FEIRA (06) - Márcio Resende Quarteto às 21h no Café Pagliuca. Jazz Bossa com Márcio Resende (sax e flauta), Pedro Façanha (baixo), Hermano (guitarra) e David Krebs (bateria). 

QUARTA-FEIRA (06) - Ellis Mário e Convidados às 20h30 no Degusti. 

QUINTA-FEIRA (07) - Hebert Noche às 21h no Café Pagliuca. Dança tango e jazz. 

SEXTA-FEIRA (08) - Márcio Resende Quarteto às 21h no Café Pagliuca. Jazz Bossa com Márcio Resende (sax e flauta), Pedro Façanha (baixo), Hermano (guitarra) e Dani Knebs (bateria). 
Ellis Mário está na Trilha quarta-feira no Degusti

ENTRE NA TRILHA DO JAZZ & BLUES




RESIDÊNCIAS EM PACOTI

Em Pacoti, a música já está no ar! As Residências Artísticas tiveram início oficialmente na sexta-feira à noite, com uma apresentação dos professores no Ginásio Poliesportivo Evandro Pimenta. Até a próxima sexta-feira, dia 08, 120 alunos e arte-educadores vão estar em sala de aula durante o dia e, à noite, promovem JAM Sessions das 20h às 22h, também no Ginásio. É uma boa programação musical para moradores e visitantes nas noites de Pacoti.