Primeira grande retrospectiva de Roy Lichtenstein na Tate em 2013

Posted on 5/09/2012 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE

"Whaam!” é uma das obras de destaque da restrospectiva de Roy Lichtenstein
A Tate Modern, em Londres, vai receber em 2013 a primeira grande retrospectiva do artista norte-americano Roy Lichtenstein. Entre as exposições anunciadas para o próximo ano para os quatro museus da Tate Gallery, há ainda uma retrospectiva de Marc Chagall, na Tate Liverpool, e outra dedicada a L.S. Lowry, na Tate Britain. 

Pela primeira vez em 20 anos, segundo anunciou nesta quarta-feira a Tate, Roy Lichtenstein (1923 -1997) vai ter a sua primeira grande retrospectiva, que abrangerá todas as suas fases artísticas. Em colaboração com The Art Institute de Chicago, nos Estados Unidos, a Tate apresentará, entre 21 de Fevereiro e 27 de Maio, 125 pinturas e esculturas do norte-americano, que se tornou um dos nomes de destaque da pop arte com os seus trabalhos inspirados na banda desenhada.

Entre as obras expostas, destaque para “Whaam!” (1963), que mostra um avião a ser atingido por outro que segue atrás, e “Drowning Girl”, também do mesmo ano. Mas nem só de trabalhos conhecidos se fará a exposição, que contará ainda com algumas séries desenvolvidas pelo artista e que são menos populares, como uma série que tem como tema o nudismo nas mulheres ou outra inspirada nas paisagens chinesas. 

A Tate Modern vai ainda receber no Outono do próximo ano a primeira retrospectiva no Reino Unido, em mais de dez anos, do alemão Paul Klee (1879 –1940). Entre 15 de Outubro de 2013 e 9 de Março de 2014, vai ser possível conhecer o percurso daquele que ensinou na escola Bauhaus. Na mesma altura, a galeria londrina apresenta ainda, em colaboração com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, uma exposição da artista latino-americana Mira Schendel (1919–1988).

Na Tate Liverpool, o destaque de 2013 é para o artista russo Marc Chagall (1887–1985), que terá uma retrospectiva da sua obra entre 7 de Junho e 29 de Setembro de 2013. “Chagall: A Modern Master” é a exposição que apresentará 60 trabalhos do artista, na sua maioria, produzidos durante a estadia de Chagall em Paris, antes da Primeira Guerra Mundial, passando depois pela sua passagem por Berlim em 1914, abrangendo ainda o tempo que esteve na Rússia em 1917. Antes de Chagall, a Tate Liverpool inaugurará a exposição “Glam! The Performance of Stylewill”, dedicada ao Glam e que incluirá obras de artistas como Gilbert & George,Richard Hamilton and David Hockney.

Voltando a Londres, a Tate Britain apresentará, entre Junho e Outubro de 2013, uma grande retrospectiva do pintor britânico L.S. Lowry (1887 - 1976). De acordo com a Tate, esta será a primeira exposição do género, desde da morte do pintor. Depois de no ano passado a instituição ter sido acusada pelo actor britânico Ian McKellan de negligenciar Lowry, por apenas expor uma das 23 obras que tem na sua colecção, a Tate anuncia agora uma grande exposição, que demonstrará a influência da pintura francesa no trabalho do britânico.

Também na Tate Britain para o ano está programada uma exposição do artista contemporâneo Gary Hume, que incluirá também obras da pintora Patrick Caulfield, que morreu em 2005.

Claudia Carvalho