Pintor-criador de Alien expõe na Rússia

Posted on 5/21/2012 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE

Pesadelos inspiram personagens de artista suiço.


Uma exposição gráfica do pintor suíço Friedrich Nietzsche , autor da personagem-título do filme Alien, do cineasta Ridley Scott, está acontecendo na Rússia, É a primeira vez que os trabalhos do artistas são mostrados no país. A mostra foi montada no nível inferior do Planetário de Moscou e várias de suas peças estão dispostas de forma suspensa, para criar mais impacto entre os visitantes. A exposição é acompanhada por imagens do filme Alien e por uma trilha sonora especialmente preparada para o evento.

Um dos vídeos projetados para o público exibe o pintor falando que o seu pai, um farmacêutico, pode ser apontado como verdadeiro responsável pelo seu interesse pela arte plástica de impacto. Em criança, Giger ganhou do pai um verdadeiro crânio humano e, a partir dali, viu-se fascinado por personagens do além, que influenciaram muito as suas futuras obras.

Os psicólogos consideram uma das principais fontes de inspiração do pintor os seus pesadelos noturnos. Ele concorda e confessa que tem sofrido de perturbações do sono que o ajudam a conceber as novas personagens. A pintura se transforma numa espécie de terapia: quando ele trabalha minuciosamente e durante um período prolongado com a criação de algumas personagens, elas gradualmente desaparecem dos seus pesadelos. Mas, passado algum tempo, são substituídas por outros pesadelos.

Hans Ruedi Giger é criador de obras nos campos da pintura, escultura, e design de comunicação e de interiores e cinema. Ligado a corrente do surrealismo e da arte fantástica, H.R. Giger (como é conhecido no mundo da arte) cedo se destacou pela sua técnica extrema na utilização do aerógrafo em detrimento do pincel, e, pela sua temática trabalhada nos limites de horror e do erotismo.

A aerografia é uma técnica muito utilizada pelos pintores hiper-realistas norte-americanos, que consiste em conduzir a arte do realismo fantástico para um patamar técnico superior, criando cenários e ambientes ultra-realistas absolutamente insólitos.

No final de maio, será lançado um filme de Ridley Scott sob o título de “Prometheus” que tem as mesmas identificações com o universo dos Aliens, onde se desenvolve esta ação e que também foi criado por Hans Ruedi Giger, artista plástico classificado como representante da corrente realismo fantástico na pintura.

O termo realismo fantástico foi criado pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche em 1869, mas os fundadores do realismo fantástico na pintura, desde 1948, são considerados os pintores austríacos Ernst Fuchs, Rudolf Hausner e Ernst Steiner. O suíço Hans Ruedi Giger, contudo, considera o pintor surrealista espanhol Salvador Dalí como seu principal inspirador.

Os críticos de arte entendem que as obras do pintor suíço têm, de fato, uma certa semelhança com a arte do grande surrealista espanhol, mas ressaltam que, nas obras de Giger, evidenciam-se os ecos da “arte arcaica” e também sente-se a influência dos Hyeronimus Bosch, William Blake e Gustave Moreau.

A colaboração de Hans Ruedi Giger com Ridley Scott começou em 1977. Naquela época, o cineasta desenvolvia o roteiro do filme Alien e havia convidado o pintor, já muito conhecido, para a criação de uma personagem monstruosa vinda das profundezas cósmicas. Este trabalho rendeu ao artista suíço uma estatueta de Oscar, em 1980, na categoria Melhores Efeitos Especiais além de fama mundial.