Escultura de Julio Quaresma nos Jogos Olímpicos de Londres

Posted on 5/10/2012 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE


O arquitecto e artista plástico luso-angolano Júlio Quaresma é um dos artistas convidados a expor trabalhos ligados aos Jogos Olímpicos de Londres. A obra do artista será levada a exposição pelo Museu IVAM – Instituto Valenciano de Arte Moderna, cuja estratégia tem sido a de promover a arte de Julio Quaresma e consolidar o património de notoriedade do artista além-fronteiras.


Prestando tributo aos Jogos e aos atletas olímpicos, numa celebração ao «Power of Making», Quaresma criará uma expressão a partir de peças em aço espelhadas com fotografias sobre acrílico, combinando palavras, conceitos e ideias, apoiada numa estrutura de seis metros de comprimento, três de largura e três metros e meio de altura. Com as maquetes prontas e os trabalhos já iniciados, prevê-se o desfecho da obra artística em Junho.


Ao mesmo tempo, o IVAM, Institut Valenciàt d`Art Modern acaba de adquirir a obra «Della Bestia Triunphante», um óleo sobre tela e fotografia da, incrementando desta forma o número de obras deste autor na sua colecção. A obra, centra-se num discurso de denúncia que o artista constrói sob o signo da humanização da própria pintura, com a efectividade revolucionária da arte enquanto forma de luta e catalisador civilizacional, mas sobretudo social, contra algumas formas de poder.