Isidro Sanene expõe amostra "Isidronismo"

Posted on 4/16/2012 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE

Benguela – O artista plástico angolano Isidro Sanene inaugurou neste domingo, na província de Benguela, uma exposição individual intitulada “Isidronismo II, Páginas e Pedaços da Alma”, que inclui poesias, obras de pintura e escultura do novo movimento neoliberalista, filosófico e teológico.
Em declarações à Angop, o artista explicou que constam da exposição 20 poemas, distribuídos por páginas A3, soltas e suspensas, conforme a teologia filosófica ao critério da arte, assim como pinturas e esculturas ao estilo do Isidronismo. Deve estar patentes ao público até 25 de Abril.
Disse ter em exposição três quadros pintados com a técnica acrílica sobre tela, sete em óleo sobre tela e dois com técnica mista, tendo considerado encorajadora a adesão registada na abertura da exposição, o que revela o interesse da sociedade em conhecer mais sobre o isidronismo.
Trata-se de um movimento que busca trazer ao mundo uma nova visão artística e poética, baseada na metafísica teológica.
Explicou que, com esta exposição, pretende-se que as pessoas contemplem as maravilhosas e grandiosas obras do processo criativo divino, ou seja, que sejam tocadas pela palavra de Deus, por meio da expressão artística.
Ressaltou que a 1ª exposição individual do Isidronismo decorreu em Janeiro último, no Centro Cultural Padre Eustáquio, Estado de Belo Horizonte, Brasil, com o apoio da fundadora do Museu Nacional da Poesia do país sul-americano, Regina Mello.
O artista, que se encontra desde 2011, no Brasil e na Argentina, para continuar os seus estudos em filosofia e mostrar a sua arte, estudou pintura em Portugal e Angola, tornando-se professor de pintura no Núcleo de Jovens Pintores de Benguela.
Conceituado pelo artista plástico José Júnior “Ducho”, o movimento isidronismo foi criado em 2009, em Benguela, pelo artista Isidro Sanene, sendo uma filosofia naturalista, metafísica teológica sobre o princípio da criatividade, tendo como matéria o azul. Isidro Sanene é natural de Benguela e tem obras em acervos internacionais, com destaque para Portugal, França, Estados Unidos da América, Brasil e Zâmbia.
Na poesia, publicou em 2009 o livro “Utopia das Marés”, sob chancela da editora angolana KAT.