Do resíduo à arte, a expressão de Alex Hornest

Posted on 4/11/2012 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE

"Elefante", um exemplo das esculturas criativas de Hornest
Alex Hornest, respeitado pintor, escultor e artista multimídia contemporâneo e Onesto, um ex-office-boy e grafiteiro paulistano estão em Londrina para uma oficina com alunos da Universidade Estadual de Londrina e uma exposição dos trabalhos que resultarão desta “criação coletiva”. Em tempo: Hornest e Onesto são a mesma pessoa.

Neto de cantora e sobrinho de pintor, o garoto acabou se interessando desde cedo pelas artes. Sua atração maior foi pelo desenho e dos rabiscos em papel saltou para o grafite. Mas antes, aos 15 anos, fez um curso de técnicas de desenho e comunicação. A sede criativa do adolescente o levou a experimentar a pintura e a escultura como formas de expressão.
Na escola, conheceu jovens que exploravam o grafite. Começou a pintar muros com “letras e ideias”, como ele mesmo diz. A arte caligráfica teve boa repercussão e chegou a ser convidado para mostrar sua técnica em outros estados. Precisava de um nome para assinar suas obras. Juntou “One” ao “nest” de seu próprio sobrenome e criou o Onesto.

A urbanidade latente de São Paulo - onde mora - sempre impressionou o rapaz da periferia e suas intervenções foram ficando cada vez mais criativas, passando a incorporar elementos, e além das latas de spray, Hornest começou a utilizar madeira, ferro, porcelana, papelão etc. O descarte da metrópole se transformava em arte. “A inspiração vem de tudo o que me cerca”, costuma dizer.

Das ruas para os museus

Logo seu talento conquistou os críticos de arte e seu trabalho teve exposições realizadas no Museu da Imagem e do Som (MIS) e Museu de Arte Contemporânea (MAC), ambos em São Paulo, Museu do Trabalho em Porto Alegre, além da Carmichael Gallery, em Los Angeles (EUA) e, da Mina Gallery, em São Francisco (EUA).
Em Londrina, onde moram parentes de sua mulher, Alex Hornest já começou a recolher e reunir materiais que serão usados na oficina. Ao lado de alunos da UEL, produzirá três esculturas e uma pintura, que serão expostas na Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da UEL. A mostra, denominada “Resíduos de uma desconstrução”, será aberta nesta sexta-feira (13).

Serviço

Exposição de trabalhos de Alex Hornest e alunos da UEL


Local: Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da UEL
Abertura: sexta-feira (13/04)

Até dia 11 de maio

Entrada gratuita