Kidá defende incentivo à gravura

Posted on 2/08/2012 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE


O artista plástico António Feliciano “Kidá”
Luanda – O artista plástico António Feliciano “Kidá” defendeu hoje, em Luanda, que se deve criar condições objectivas de modo a fazer ressurgir a gravura e pô-la no patamar das outras modalidades artísticas como a pintura e a escultura.


Kidá, que falava hoje à Angop, disse ser preocupante o facto de as instituições promotores de concurso de artes não incluírem, por exemplo, a gravura como uma das especialidades concorrentes.


“Quanto a isso, uma destas instituições alegam a existência de poucos executantes da gravura. No entanto, digo que existem no país gravadores que podem participar do concurso e, por sua vez, incentivarem a nova geração a praticar esta modalidade”, asseverou.


Para a fonte, quer as instituições privadas quer as públicas têm de se preocupar na criação de incentivos a esta modalidade, pois não se pode limitar a criatividade artística, só com a pintura e a escultura, enquanto as artes plásticas têm uma diversidade de especialidades artísticas.


O artista informou que a prática da gravura é secular, o que está provado das pinturas rupestres existentes em vários cantos do globo. Logo, disse, não há como não dinamizá-la.


O também gravurista informou que, com o propósito de ver o progresso gravura, tem estado a ministrar na União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), a título gratuito e de um tempo a esta parte, um curso básico desta especialidade artística, o qual tem tido muita aderência de jovens.


Assim, passados cerca de um ano e tal, treze jovens receberam o ano passado seu respectivo diploma como gravurista, o que de certa forma reconforta Kidá que acredita que a gravura, com esta acção formativa e outras que hão de vir, poderá ocupar o seu lugar no contexto das artes plásticas angolanas.


No entanto, Kidá é ainda de opinião que nas futuras instalações da escola média de artes plásticas a gravura seja tida como uma especialidade de formação e não como simplesmente uma disciplina.


Nascido aos 25 de Setembro de 1961, na província do Bengo, António Feliciano “Kidá” iniciou a sua formação e carreira artística em 1980, tendo feito cursos básicos de desenho, pintura e cerâmica no ex-Barração e na União Nacional dos Artista Plásticos (UNAP).


Em 1989, Kidá partiu para Portugal, onde em Villa Nova de Cerveira fez o curso médio de artes plásticas para além de outros cursos. Naquele país, fez ainda as suas três primeiras exposições individuais nos anos 1994 e 1995 (todas com o título "Exposição de Linóleogravuras").


Em Angola, as suas duas amostras individuais foram feitas em 1996 "No Trilho da Goiva" e 2006 "20 Anos de Gravura - Exposição Retrospectiva".


António Feliciano foi vencedor do Prémio Nacional de Gravura, instituído pela UNAP em 1987, bem como do Prémio Cidade de Luanda de Artes Plásticas/Gravura em 1999.