Enfim, Jazz! Enfim, Blues!

Posted on 2/16/2012 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE

São 12 meses de espera... Mas com certeza, vale a pena! Ao longo de um ano, depois do último Carnaval, a Via de Comunicação e Cultura pensou em cada detalhe, cada momento, cada perfil do público que sobe a serra para viver quatro dias de Festival Jazz & Blues. Oficinas, shows, ensaios abertos, conversas com grandes músicos, tudo foi pensado para proporcionar a mais de 12 mil pessoas um Carnaval prazeroso, ao som de boa música, não só de jazz e blues, mas de variações destes dois gêneros atemporais e mundialmente tão apreciados.

É com muita honra que o Festival Jazz & Blues recebe grandes instrumentistas deste e de outros países. São pianistas, violinistas, violonistas, contrabaixistas, guitarristas, flautistas, gaitistas... pessoas que de tanto amor que têm à música, procuram apresentá-la ao público com a mais perfeita interpretação; perfeição inatingível, como a própria natureza, e por isso mesmo tão valiosa!

Aos palcos de Guaramiranga, Fortaleza e Sobral, o Festival recebe Roberto Taufic e Eduardo Taufic (RN), Gabriel Grossi (DF), Omar Puente (Cuba), De Blues em Quando (CE), Orquestra de Flautas de Baturité (CE), Marco Lobo (BA/RJ), Puro Malte (CE), Atiba Taylor (EUA) com Artur Menezes (CE), Felipe Cazaux (CE), The L.X.G. (EUA), Jaques Morelenbaum e Cello Samba Trio (RJ), Gadi Lehavi Trio (Israel) com Ravi Coltrane (EUA), Blues Label (CE), Cainã Cavalcante (CE), Grupo Solar com Tatiana Parra (SP), Yamandu Costa (RS), Danilo Caymmi e Flávio Mendes (RJ) e Sobrajazz (CE).

É também com muito prazer que o a Via de Comunicação e Cultura, patrocinadores e parceiros recebem o público, que vem de todo o país, para apreciar a boa música nesse paraíso serrano e comemorar conosco mais uma edição. Turistas, viajantes, veranistas e moradores do Maciço de Baturité, sejam todos bem-vindos ao 13º Festival Jazz & Blues!



Alunos da oficina de cortejo percussivo saíram às ruas em 2011

Música em foco: Festival promove palestras e oficinas

Para quem é apaixonado por música e quer ir além dos shows, jam sessions e dos bate-papos com os artistas, o Festival Jazz & Blues preparou uma programação de oficinas e palestras sobre temas relacionados à música. A programação é aberta a artistas, estudantes e público em geral. Todos os dias tem oficina de Cortejo com o professor e percussionista Vanildo Franco. Não precisa saber tocar para participar. Na oficina, o participante vai descobre o que fazer. As aulas serão de 10h ao meio-dia no Ginásio da Escola Zélia de Matos Brito. Também em todos os dias de Carnaval, à tarde, a partir das 14 horas, acontece oficina de História do Jazz no Campus da UECE em Pacoti.

Diariamente, o Festival Jazz & Blues oferece ainda palestras sobre temas relacionados à música, ministrada por profissionais que atuam no setor. No sábado, dia 18, o jornalista e coordenador de música da Secretaria da Cultura de Fortaleza, Dalwton Moura, fala sobre o Mercado Cultural, dividindo com o público sua experiência junto aos artistas de Fortaleza.

No domingo, é a vez do jornalista Fábio Marques, repórter de cultura do jornal Diário do Nordeste e integrante da equipe de mídias sociais do Festival Jazz & Blues, dá dicas de como utilizar as redes sociais em prol da arte, divulgando o trabalho de artistas independentes junto ao público e aos meios de comunicação tradicionais. Na segunda-feira, o belga Henri Greindl, que faz show no Festival com o Grupo Solar, ministra palestra sobre Como e porque gravar um CD. E na terça-feira, o diretor da Associação de Produtores de Discos do Ceará (Prodisc), Ivan Ferraro, fala sobre a Formação de coletivo de música da rede pública, narrando experiências desenvolvidas na área nos últimos anos. As palestras acontecem diariamente das 10h às 12h no Campus da UECE, em Pacoti.



Entre os produtos, estão toy arts de músicos famosos assinados por Erik George

Souvenirs, regalos, gifts, lembrancinhas...

Quer levar um pouquinho do Festival Jazz & Blues para casa? Em Guaramiranga visite a Loja Oficial, que vai funcionar nos quatro dias – 18 a 21 de fevereiro – das 10h às 24h em frente à Praça do Teatro Rachel de Queiroz, e o showroom, das 16h às 23h na Cidade Jazz & Blues.

Coordenada pela designer Claudiana Cordeiro, a Loja Oficial terá suvenires da marca Jazz & Blues. Este ano, foram utilizadas obras do artista russo Eugene Ivanov. São camisetas masculinas, babylooks e batas femininas. E mais, canecas, copos, chaveiros, marcadores de livro e ímãs de geladeira.

Produtos de estilistas e artistas visuais também serão comercializados. Entre os quais, roupas bordadas da marca Suria e bolsas e colares da marca 7Marias. Na área de decoração, esculturas soldadas em ferro e cobre do artista Caetano Barros, toy art de músicos famosos assinados por Erik George e peças de madeira esculpida do mestre Luiz do Cumbe. As atrações musicais do Festival Jazz & Blues também terão seus CDs à venda na Loja Oficial. Para todos os produtos, serão aceitos os cartões Visa e Mastercard. Compras à vista terão 10% de desconto. Durante o Festival, siga a Loja Oficial no twitter para acompanhar promoções relâmpagos: @lojajazzeblues.