Diplomata americano oferece escultura a Serralves

Posted on 11/09/2011 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE

O parque do museu recebe a obra em bronze "La Baigneuse Drapée", concebida em 1921 por Aristide Maillol.

 Um diplomata norte-americano, Robert Illing, já reformado e atualmente a residir em Portugal, resolveu doar à Fundação de Serralves a escultura em bronze "La Baigneuse Drapée", do escultor e pintor francês Aristide Maillol (1861 - 1944).

Robert Illing viu nesta doação uma forma de homenagear a sua mulher, Georgina Illing, recentemente falecida.

A escultura fica exposta de forma permanente no Roseiral do Parque de Serralves e permitirá, assim, um primeiro contacto com a obra de Maillol, conhecido sobretudo por ser um escultor do nu feminino.

Influenciado, entre outros, pelo seu contemporâneo Paul Gauguin, Aristide Maillol estudou na Escola de Belas Artes de Paris entre 1882 e 1886. Em 1893 Gauguin propôs-lhe que se integrasse no grupo "Nabis", que veio a desenvolver uma linguagem simbolista e antinaturalista.

No início do século XX, Aristide, que já antes abandonara a pintura para trabalhar a tapeçaria e a gravura em madeira, passou a dedicar-se exclusivamente á escultura.

Artista premiado, com uma obra extensa, muitas vezes apelidado de "Cézanne da escultura", Maillol morreu em 1944 como consequência de um acidente de automóvel.