Estátua da Liberdade faz 125 anos e fecha para manutenção em Nova York

Posted on 10/29/2011 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE


A Estátua da Liberdade, símbolo de Nova York e do "sonho americano" para milhões de imigrantes, completou 125 anos nesta sexta-feira (28) e vai fechar por 12 meses para manutenção. 

Mais de mil pessoas dos Estados Unidos e da França, o país que ofereceu o monumento como presente no século XIX, participaram da comemoração na Liberty Island, na baía de Nova York. 

O monumento chamado "A Liberdade iluminando o Mundo" foi oferecido em 1886 pela França aos Estados Unidos em sinal de amizade para celebrar, com dez anos de atraso, o centenário da declaração de independência americana, em 4 de julho de 1776. 

Simboliza a liberdade, especialmente para os imigrantes que chegavam de barco aos Estados Unidos após uma longa travessia pelo Oceano Atlântico.

Visitante observa a Estátua da Liberdade nesta sexta-feira (28) (Foto: AP)Visitante observa a Estátua da Liberdade (Foto: AP)



"Ela continua sendo uma inspiração para as pessoas de todo o mundo", disse nesta sexta-feira o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. 

"É um símbolo de liberdade, tolerância e abertura, que representa os mais altos ideais de nosso país", afirmou o secretário americano do Interior, Ken Salazar. 

A festa desta sexta-feira lembrou a inauguração da estátua, em 28 de outubro de 1886, na presença do então presidente americano, Grover Cleveland. 

A cerimônia desta sexta-feira também incluiu a naturalização de 125 imigrantes, entre eles a francesa Eloise Zinger, 30 anos. 

"Me sinto francesa, mas agora também americana", disse. 

Durante anos, a estátua, obra do escultor francês Auguste Bartholdi, foi a primeira imagem que os milhões de imigrantes que chegavam de barco aos Estados Unidos tinham após a longa travessia do Oceano Atlântico. 

Após completar 125 anos, o monumento será fechado ao público durante 12 meses a partir de 29 de outubro para trabalhos de manutenção. 

A estátua já tinha sido fechada em 1984 para permitir uma primeira restauração antes do centésimo aniversário. 

Após os atentados de 11 de setembro de 2001, seu acesso também foi fechado por vários anos. 

A partir de 29 de outubro, os turistas não poderão mais entrar na estátua e ter acesso à escadaria que leva até sua coroa, embora possam continuar visitando a Liberty Island.