Esculturas de Ângelo de Sousa vão ser exibidas à luz do dia no Teatro da Politécnica

Posted on 9/28/2011 by UNITED PHOTO PRESS


Ângelo de Sousa
Uma exposição com esculturas e desenhos de Ângelo de Sousa vai ocupar o interior e espaços circundantes do Teatro da Politécnica, a nova casa do grupo de teatro Artistas Unidos, que se inaugura em Lisboa a 19 de outubro.

Na exposição, que será também uma homenagem dos Artistas Unidos ao artista falecido em março deste ano, estarão nove esculturas criadas em 2006 e oito desenhos datados de 2007, indicou à agência Lusa fonte da Quadrado Azul, galeria que representa Ângelo de Sousa.

As esculturas vão ocupar o espaço circundante do Teatro da Politécnica, e algumas estarão à luz do dia, nomeadamente as criadas em inox, umas colocadas no chão e outras suspensas.

Os Artistas Unidos estavam há nove anos sem um espaço próprio, após terem sido obrigados a abandonar A Capital, no Bairro Alto. A companhia trabalhou depois, a título provisório, no Teatro Taborda, até 2005, e no antigo Convento das Mónicas.

O edifício do Teatro da Politécnica, junto ao Jardim Botânico, integrou o antigo complexo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e tem origem na Escola Politécnica criada pelo Liberalismo, na década de 1830.

A escola foi criada com base nas instalações do antigo Colégio dos Nobres, fundado no século XVIII durante o "consulado" do Marquês do Pombal, para a formação dos jovens aristocratas portugueses, nas instalações do antigo noviciado jesuíta da Cotovia.

Também funcionou ali a associação de estudantes da Faculdade de Ciências e o artista Nikias Skapinakis expôs pela primeira vez naquele espaço.

A exposição dedicada a Ângelo de Sousa será a primeira de uma programação de mostras, seminários e leituras encenadas, que os Artistas Unidos vão realizar paralelamente à apresentação de peças de teatro.

Jorge Silva Melo, fundador, diretor e encenador dos Artistas Unidos, pretende com esta mostra prestar uma homenagem ao artista, sobre quem realizou o documentário "Ângelo de Sousa - Tudo o que sou capaz", cuja criação resulta de uma série de encontros e entrevistas com o pintor e escultor.

Nascido em Moçambique, em 1938, Ângelo de Sousa viveu depois no Porto, onde estudou pintura, na Escola Superior de Belas-Artes, e foi depois professor.

Na pintura foi influenciado pelo movimento expressionista, a gravura oriental, as artes exóticas e primitivas, a pop art, artistas como Mondrian, Klee e Kandinsky, mas manteve-se sempre afastado das discussões sobre figuração e abstração.

Ilustrou livros de poetas e romancistas portugueses como Eugénio de Andrade, Maria Alzira Seixo, Mário Cláudio e Fiama Hasse Pais Brandão.

A obra de Ângelo de Sousa está representada em coleções particulares e nos principais museus de arte contemporânea do país, como a Fundação de Serralves, Museu Berardo, Fundação Calouste Gulbenkian e o Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado.