Itália recupera milhares de obras de arte

Posted on 7/14/2011 by UNITED PHOTO PRESS



Ministro da Cultura da Itália Giancarlo Galan
 junto de alguns objectos resgatados
A Itália recuperou, só no último ano, mais de três mil obras que tinham sido roubadas em anos anteriores. Pinturas, esculturas e objectos arqueológicos, muitos postos à venda clandestinamente, foram recuperados e devolvidos aos seus proprietários pelas autoridades italianas, em colaboração com a Interpol.

Entre os objectos recuperados encontra-se uma estátua de 1488 roubada há 32 anos da catedral de Parma. A peça de mármore, que representa a figura do Rei David, feita pelo escultor Roberto Moffiolo, está avaliada em 750 mil euros. “A operação das autoridades devolveu à nossa catedral uma obra muito bela e que será recolocada no altar. É uma obra que representa um momento muito importante da nossa história”, disse à agência Efe o bispo da catedral Enrico Solmi, explicando que a recuperação da obra, ao fim de tantos anos, é um sinal de que é possível confiar no trabalho das autoridades e do Ministério da Cultura.
No relatório apresentado pelo departamento do Ministério da Cultura italiano, responsável pelos Bens Culturais, é dado destaque aos “tombaroli”, ladrões de túmulos, que ilegalmente escavam locais arqueológicos protegidos, apoderando-se dos achados para depois os comercializarem.

“É indecente que nenhum ladrão de túmulos tenha passado um só dia na prisão. Não é possível que num país como o nosso, onde o roubo é um dos desportos nacionais mais apreciados, ninguém pague por nada, nem sequer quando se é apanhado a cometer o delito”, afirmou Giancarlo Galan, ministro da Cultura, anunciando que novas medidas serão tomadas para pôr fim à pilhagem de bens culturais. As operações para recuperar as obras de arte decorreram não só em Itália mas também noutros países, através da cooperação com a Interpol. Os resultados agora apresentados revelam ainda uma “diminuição de 14 por cento nos roubos a igrejas nos últimos anos, devido a uma catalogação realizada em todos os bens eclesiásticos”, alvos preferidos dos ladrões.