Oito quadros de Picasso arrecadam 34 milhões de euros em leilão

Posted on 5/04/2011 by UNITED PHOTO PRESS

“Femmes lisant (Deux Personnages)”
foi o quadro de Picasso que atingiu o valor mais alto
A obra do pintor espanhol “Femmes lisant (Deux Personnages)”, de 1934, foi o quadro do artista que rendeu mais, arrecadando 14 milhões de euros, um valor, ainda assim, abaixo das expectativas, que apontavam para 25 milhões.

No total, a leiloeira Sotheby’s, de Nova Iorque, vendeu no leilão de arte impressionista e moderna, um dos primeiros da Primavera, oito quadros de Picasso, de diferentes períodos artísticos do pintor, no valor de 34 milhões de euros.

A maior surpresa do leilão foi, no entanto, para uma obra rara de Paul Gauguin. Uma escultura de madeira que representa a cabeça de uma jovem polinésia foi vendida por um preço recorde para este tipo de trabalhos do artista, tendo sido leiloada por 7,5 milhões de euros. De acordo com a Sotheby's, o anterior recorde de venda para uma escultura de Gauguin foi de 942 mil euros.

Intitulada “Jeune Tahitienne”, a escultura foi feita por Gauguin numa viagem à polinésia entre 1890 e 1893, representando uma jovem com uns grandes brincos e colares de corais ao pescoço.

A obra de arte tinha sido oferecida por Gauguin a uma menina de dez anos, Jeanne Fournier, filha de um crítico de arte que acabou por vender a escultura em 1961 a um coleccionador privado que a levou, esta terça-feira, a leilão.

Para a leiloeira o resultado obtido por esta obra é sinal de que o interesse por peças trabalhadas em madeira está a aumentar. “O mercado tem demonstrado que há uma procura excepcional por obras deste género”, disse um responsável da Sotheby’s à AFP.

A primeira noite do leilão, que termina esta quarta-feira, levou a hasta 59 trabalhos, totalizando 115 milhões de euro, superando a estimativa mais baixa que era de 107 milhões. Entre 15 e 25 por cento dos trabalhos não foram vendidos.

Para os responsáveis, este foi um resultado muito positivo, tendo em conta os tempos que correm, onde os coleccionadores preferem centrar-se nas obras de arte de topo do que arriscar investir o dinheiro em obras mais pequenas.

“Os leiloes não foram eufóricos, mas na maior parte dos casos as vendas foram sólidas”, explicou Simon Shaw, vice-presidente da Sotheby’s de Nova Iorque, acrescentando que as vendas foram maioritariamente para coleccionadores russos e norte-americanos.

A temporada da primavera será concluída no final deste mês com as vendas de arte latino-americana, nas quais se destaca, entre outras, um auto-retrato em miniatura de Frida Kahlo, avaliado pela Sotheby's entre 539 mil euros e 810 mil euros.