Quadro de Renoir à venda por 10,8 M€ na Feira de Maastricht

Posted on 3/02/2011 by UNITED PHOTO PRESS

Pierre-Auguste Renoir
Um quadro de Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) vai estar à venda por 15 milhões de dólares (10,8 milhões de euros) na The European Fine Art Fair (TEFAF), que decorre entre 18 e 27 de Março na Holanda.

Considerada uma das mais importantes feiras de arte e antiguidades do mundo, a TEFAF, que se realiza na cidade de Maastricht, recebe anualmente mais de 75 mil visitantes, incluindo artistas, curadores, diretores de museus e coleccionadores de todo o mundo.

Este ano em 24.ª edição, a TEFAF vai apresentar cerca de 30 mil peças de arte antiga e moderna que abrangem variadas áreas: pintura, desenho, mobiliário, fotografia, escultura, arte oriental antiga, joalharia e design.

Entre as peças de valor mais elevado destaca-se uma pintura de Renoir criada no início do movimento impressionista: "Femme Cueillant des Fleurs" (Mulher a Colher Flores), que retrata Camille Monet, a primeira mulher de outro artista e grande amigo, Claude Monet, que morreu muito jovem e de forma trágica.

Camille Doncieux tinha 18 anos quando conheceu Claude, em 1865, e tornaram-se amantes. Foi modelo de muitas obras do artista, mas o pai de Monet nunca a aceitou na família devido às origens humildes.


Não obstante esta rejeição do patriarca da família Monet, casaram-se em 1870.

Monet e Renoir foram amigos toda a vida, e viveram o período de maior proximidade entre 1866 e 1875. Frequentemente pintavam juntos, com os cavaletes lado a lado, e Camille foi retratada em vários quadros, como em "Femme Cueillant des Fleurs".

Um ano depois de Renoir ter pintado este quadro, Camille adoeceu e, em 1879 morreu, aos 32 anos.

A segunda mulher de Claude Monet, Alice Hoschedé, sentiu intensos ciúmes da primeira companheira do artista e destruiu tudo o que encontrou que a retratasse. v O quadro pintado por Renoir pertence ao Sterling and Francine Clark Art Institute, de Massachusetts, nos Estados Unidos, que possui um conjunto de três dezenas de obras de Renoir.

Entre as peças em destaque este ano estarão também a escultura criada por Henry Moore "Mother and Child" (1983), três anos antes da morte do artista, e que mostra a figura da criança como um elemento abstrato, mas sublinhando a força protetora da mãe para o filho.

Também estará pela primeira vez em exposição pública um quadro pintado em 1906 por Pierre-Auguste Renoir, intitulado "La Leçon", representando o filho a aprender a ler com uma professora.

Nas antiguidades, uma das estrelas será um raro ídolo grego feminino em mármore com doze centímetros, criado no período Neolítico, com cerca de sete mil anos.

Na edição deste ano da TEFAF vão participar duas galerias portuguesas: a de Jorge Welsh, em Lisboa, e a de Luís Alegria, do Porto, ambos antiquários.

Lusa