Pedro Cabrita Reis expõe a maior retrospectiva da sua obra em Lovaina

Posted on 2/22/2011 by UNITED PHOTO PRESS

O museu M de Lovaina (Bélgica) inaugura na quarta-feira uma exposição de Pedro Cabrita Reis com cerca de 40 esculturas, pinturas, fotos e instalações espaciais daquele que é considerado uma das principais figuras da cena artística portuguesa.

A exposição "One after another, a few silent steps" (Um após outro, alguns passos silenciosos) é a maior retrospectiva da obra de Pedro Cabrita Reis.

Depois de ter estado no Kunsthalle de Hamburgo (Alemanha) e no museu Carré d'Art de Nîmes (França), a exposição em Lovaina, de 24 de Fevereiro a 22 de Maio, é a terceira etapa de um périplo europeu que termina no Museu Colecção Berardo, em Lisboa, entre 4 de Julho e 2 de Outubro.

Paralelamente ao desenho e pintura, a sua actividade inclui trabalhos de cenografia para teatro e intervenções, como a decoração do bar lisboeta "Frágil".

A obra pictórica, produzida na década de 80, caracteriza-se pela grande dimensão dos suportes, onde se representam objectos do quotidiano, reordenados em ambientes enigmáticos.

Na segunda metade dos anos 80, diversifica as modalidades de expressão, passando da pintura à escultura e à instalação.