Museu italiano pede asilo à Alemanha

Posted on 2/26/2011 by UNITED PHOTO PRESS

Antonio Manfredi, director do Museu de Arte Contemporânea de Casoria, na região de Nápoles, escreveu à chanceler alemã, Ângela Merkel, a pedir asilo para o museu que dirige devido às ameaças da máfia e falta de apoio financeiro do governo italiano.

O pedido de asilo, que teve como base telefonemas ameaçadores e actos de vandalismo, visa a protecção do espólio do museu, numa tentativa de fuga da cidade dos seus crónicos problemas sociais, nomeadamente ligados ao crime organizado.

"Se o governo italiano não é capaz de zelar pelo seu património, então vamos fazê-lo noutro país”, disse Manfredi em declarações ao “Spiegel Online“, afirmando ainda que “este é um grito de alerta da arte italiana para o mundo”.

Os cortes orçamentais sofridos nos últimos meses pelo sector cultural e a subsequente onda de protestos em Itália estiveram também na base do pedido de auxilio à Alemanha. "A Alemanha tem sido um dos poucos países que não cortou o orçamento da cultura. Dá dinheiro para investigação”, ao contrário de Itália, justificou Manfredi.

No entanto, apesar da exposição mediática do acontecimento, segundo o jornal britânico “The Independent” o gabinete da chanceler alemã foi indiferente ao apelo feito por Manfredi, tendo um porta – voz de Merkel mencionado que a carta não obterá uma resposta oficial, considerada uma forma de protesto público e não um verdadeiro pedido de asilo.

O museu, fundado em 2005, reúne cerca de mil obras de pintura, escultura, fotografia, vídeo e instalações de importantes artistas internacionais