DON'T Choose a Camera – You Should Be Choosing the Lenses
-
We've all been there. Whether you're buying your first camera, you're
upgrading your current camera, or you're switching brands and systems
entirely, yo...
Picasso e Matisse no MoMa de Nova York
Posted on 7/28/2010 by UNITED PHOTO PRESS
Durante nossa primeira visita a Nova York, aproveitamos para conhecer o Museu de Arte Moderna de Nova York também conhecido MoMa. Fomos lá especialmente para visitar a exposição temporária do Water Lilies de Monet que abriu em Setembro do ano passado e que ficou aberta ao público até dia 12 de Abril de 2010. Assim como uma exposição sobre Bauhaus, a famosa escola de arquitetura e design alemã.
omo da vez anterior não precisamos pagar pelos ingressos, uma vez que o Mau possui o “Membership”corporativo que é válido para quase todos os museus de Nova York, e de quebra ainda tivemos a chance de conhecer uma das exposições antes mesmo dela ser aberta ao público geral. Nada mal ser VIP e poder contemplar duas exposições deste calibre e sem ter que pagar nada por isso.
Como da primeira vez focamos nossa visitar em duas exposições apenas. A primeira delas chamada de “Picasso temas e Variações”que abriu ao público em 28 de Março deste ano e que ficará aberta até dia 30 de Agosto de 2010. E a Invenção Radical de Henry Matisse.
A primeira delas, trata-se de uma exposição temporária do MoMa que apresenta cerca de cem obras produzidas por Pablo Picasso ao longo de sua carreira. A exposição explora o processo criativo de Picasso por meio de gravuras, traçando o seu desenvolvimento desde os primeiros anos do século XX, com representações de artistas de circo itinerante, até a descoberta do cubismo.
De fato é uma exposição bastante interessante pelo fato de seguir a evolução da visão artística de Picasso através de décadas de experimentação na gravura, litografia, linóleo. Demonstrando como cada técnica inspirou novos rumos em seu trabalho. A exposição centra-se em temas específicos, mostrando como as imagens de Picasso passaram por um processo constante de metamorfose.
Nas gravura, em particular, é possível se observar mesmo como sendo quase leigo este aspecto fundamental de sua arte, que se tornam claros, uma vez que várias gravuras sobre o mesmo tema de diferentes fases estão dispostos em uma sequência quase cronológica e altamente explicativa.
Uma série de litografias de Picasso mostra o avanço, passo a passo, a partir de uma representação realista de um touro para um que é completamente abstraída em linhas esquemáticas com o passar do tempo.
Outras séries mostram Picasso alterando as interpretações das mulheres durante sua vida de Picasso. Uma exposição bastante interessante que mostra de forma bastante didática um pouco da obra deste que é um dos grandes artistas do século XX. Ao todo o acervo do MoMa conta com cerca de 250 obras e mais de mil gravuras do artista. Que entre outras obras abriga o Les demoiselles d’Avingnon de 1907, Os três músicos de 1921 e o mulher em frente ao espelho de 1932.
O lado bom desta exposição é que: Como é constituída quase que inteiramente de gravuras a fotografia sem Flash era permitida. Eu acho extremamente chato não poder fotografar um museu!! Mas enfim no MoMa quase tudo é fotografável quando não; e porque a coleção geralmente é emprestada de outro museu e ai as placas avisam. Não deixe de visitar a página desta esposição do Picasso aqui.
A segunda exposição que visitamos foi a Invenção Radical de Henry Matisse (1913-1917), a qual tivemos o privilégio de contemplar dois dias antes da mostra ser aberta ao público geral no domingo dia 18 de Julho, lembrando que esta exposição ficará aberta ao público até o dia 11 de Outubro.
Para quem nunca ouviu falar em Matisse eis aqui uma pequena descrição sobre ele que resolvi transcrever do Wikipédia “Ele foi um artista francês, conhecido por seu uso da cor e sua arte de desenhar fluída e original. Foi um desenhista, gravurista e escultor, mas é principalmente conhecido como um pintor. Matisse é considerado, juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, como um dos três artistas seminais do século XX, responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura. Embora fosse inicialmente rotulado de fauvista, na década de 1920, ele foi cada vez mais aclamado como um defensor da tradição clássica na pintura francesa. Seu domínio da linguagem expressiva da cor e do desenho, exibido em um conjunto de obras ao longo de mais de meio século, valeram-lhe o reconhecimento como uma figura de liderança na arte moderna”.
Bem esta exposição no Moma concentra-se em apenas uma parte da carreira de Matisse, o tempo em que ele viveu no Marrocos em 1913 até seu retorno para Nice, em 1917. Esta considerada como uma das fases mais importantes de sua carreira na qual sua pintura era um pouco austera, com linhas retas e formas geométricas. Com o retorno à França e o tempo seu estilo ficou mais solto, com o aparecimento de figuras femininas e paisagens do interior dentre seus principais temas.
A exposição “Matisse: A Invenção Radical, 1913-1917” vai além das pinturas para explorar sua pro física dentro do estúdio de Matisse. Através dessa mudança de foco, a exposição revela as ligações profundas entre essas obras e sua vida pessoal, demonstrando assim o seu papel crucial no desenvolvimento do artista naquele momento em que se vivia a primeira guerra mundial.
Ele próprio reconheceu perto do fim da sua vida, o significado deste período em sua carreira artística. A importância deste momento não reside apenas nas qualidades formais das pinturas, mas também na natureza física das imagens, bem como a história por trás de sua concepção.
A exposição inclui cerca de 120 pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, principalmente a partir dos anos de 1913-1917. Para quem pretende ver a exposição de Matisse: esteja ciente de que a ocupação da galeria é limitada. Os Tickets para esta exposição são com hora marcada e são necessários para garantir a entrada para a exposição no horário designado no bilhete. No mais é só aproveitar.
O MoMa foi fundado em 1929 como uma instituição educacional, o Museu de Arte Moderna é considerado um dos mais importante museus de arte moderna do mundo. E está localizado bem próximo ao Central Park, Quinta Avenida e do Rockefeller Centre.
mauoscar