André Romão mostra colagens e escultura em Berlim

Posted on 7/21/2010 by UNITED PHOTO PRESS

O artista plástico André Romão vai apresentar um conjunto de textos, colagens, esculturas e slides sob o título 'The Vertical Stage' numa exposição colectiva em Berlim que é inaugurada sexta feira (dia 23/07). 

A mostra, que ficará patente na Kunstlerhaus Bethanien, em Berlim, até 08 de Agosto, reúne ainda trabalhos dos artistas Andreas Schulze, Chua Chye Teck e Daniel Beerstecher.

'The Vertical Stage' é o trabalho mais recente do artista português e foi inspirado em dois acontecimentos reais passados na cidade do México: o massacre de manifestantes em Outubro de 1968, que ficou conhecido como 'A noite de Tlatelolco', e os Jogos Olímpicos de verão que decorreram pouco depois.

A interpretação artística de André Romão combina documentação histórica dos acontecimentos no México, elementos retirados do poema épico grego "Ilíada", de Homero, e da obra 'Teatro da Crueldade', de Antonin Artaud.

Com estes registos, vai orientando a atenção do público da reportagem histórica para o aspecto humano, acentuando o exemplo individual no processo colectivo, criando uma re-encenação dos acontecimentos reais dramáticos.

Nascido em Lisboa, em 1984, André Romão é licenciado em design de comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e frequentou os cursos de Pintura da Accademia di Belle Arte di Brera, em Milão, e da escola de artes Ar.co, em Lisboa.

Foi o vencedor do Prémio EDP Novos Artistas em 2007.

Na exposição em Berlim vai estar disponível um catálogo com textos de Ellen Blumenstein e André Romão em alemão, inglês e português.

Conheça o espaço Kunstlerhaus Bethanien