Malangatana recebe diploma Honoris Causa pela Universidade de Évora

Posted on 1/05/2010 by UNITED PHOTO PRESS

O artista plástico moçambicano Malangatana Valente Ngwenya vai receber o diploma Honoris Causa pela Universidade de Évora no próximo dia 11 de Fevereiro, anunciou o pintor.

"A 11 de Fevereiro vou receber um diploma Honoris Causa pela Universidade de Évora", disse Malangatana, numa entrevista ao jornal O País, editado em Maputo.

Na entrada do novo ano, o artista mais consagrado nas artes plásticas em Moçambique assegurou que marcaria "o primeiro quadro de 2010", provavelmente, "o último" da sua carreira.

"Vou tentar marcar o primeiro quadro de 2010, que se calhar será o meu último quadro, porque a idade não perdoa", disse Malangatana, que em Junho comemora 74 anos.

A universidade justificou a atribuição do diploma com o reconhecimento das obras do pintor, que é igualmente escultor, poeta, dançarino, cantor e contador de histórias, "homem com uma inestimável dimensão humana e de cidadania, artista que projecta Moçambique além-fronteiras, professor de arte e de 'estórias', sobretudo para crianças".

Nascido em Matalane, arredores de Maputo, Malangatana Valente Ngwenya está representado em museus, galerias e colecções particulares em todo o mundo.