Festival MED promoveu-se na Dinamarca

Posted on 11/09/2009 by UNITED PHOTO PRESS


No âmbito da aposta de promoção internacional do Festival MED, a Câmara Municipal de Loulé marcou presença, entre os dias 28 de Outubro e 1 de Novembro, no WOMEX 09 - The World Music Expo, que este ano teve lugar, pela primeira vez, em Copenhaga, Dinamarca.

A participação naquele que é considerado como o mais importante certame dirigido ao mercado profissional internacional das músicas do mundo decorreu através de um stand de divulgação do evento, com uma série de informações sobre as edições anteriores do MED, os artistas que por aqui já passaram, o seu conceito e também a apresentação da imagem para 2010.

Foi uma verdadeira corrida ao espaço deste Festival, que teve uma forte adesão sobretudo por parte dos artistas, agentes, promotores, directores artísticos e imprensa dedicada à temática. Na maioria dos casos, foi manifestado o interesse numa participação no Festival que tem lugar em Junho de 2010.

Por outro lado, esta foi uma oportunidade para os organizadores do Festival MED ficarem a par das novas tendências da chamada “World Music”, já que o WOMEX constitui uma verdadeira bússola nesta vertente artística.

Esta participação foi mais um passo em frente para a consolidação do MED e integração no roteiro mundial da área, permitindo deste modo o contacto e uma troca de experiências com festivais que decorrem na Europa e noutros continentes.

Refira-se que esta feira internacional reúne profissionais do mundo da música, dos povos, das raízes da música étnica à tradicional e aos concertos, conferências e documentários. Contribui, através das redes de contactos, para a promoção da música e cultura de todos os tipos através das fronteiras.

Este ano estiveram presentes no WOMEX cerca de 250 stands e a apresentação de 40 show cases. O único nome português a subir ao palco foi o grupo Deolinda que, curiosamente, em 2008, foi uma das grandes apostas no cartaz do Festival MED.