“Antologia de pintura de Gabriela Diaz-Bérrio”

Posted on 9/16/2009 by UNITED PHOTO PRESS

No Centro Cultural Dr. Marques Crespo (Estremoz) vai ser inaugurada a 19 de Setembro, a exposição temporária “Antologia de pintura de Gabriela Diaz-Bérrio”, uma organização da Câmara Municipal de Estremoz, através do seu Museu.

O evento termina a 17 de Outubro, estando patente de Terça-Feira a Sábado, sendo a entrada gratuita.
Apresenta-nos a autora várias dezenas de pinturas a acrílico sobre tela. Os trabalhos são figurativos, plenos de cor, onde personalidades importantes do mundo das artes e espectáculo, convivem com retratos de pessoas comuns ou saídas do mundo muito próprio de Gabriela. As personagens estão em pose, ou congeladas numa expressão que permaneceu com a autora e que com habilidade conseguiu passar para a tela.
Com o retratado convivem objectos (in)animados com significância, que conferem sentido ao discurso plástico, e inteligíveis numa observação mais atenta e cuidada por parte de espectador, que assim ganha para si a tela.
O resultado e a evolução do trabalho de Gabriela Diaz-Bérrio estão então nesta exposição, que se entende e quer passar enquanto antologia.


Biografia
Maria Gabriela Teixeira de Sousa Diaz-Bérrio nasceu em Lisboa a 30 de Março de 1958. Com um percurso académico muito variado é na Escola de Artes Decorativas António Arroio, que se liga ás artes.Fez o curso geral de cerâmica, teve como professores, mestre Rogério, mestre Falardo e mestre Querubim Lapa.Sempre gostou de se relacionar com artistas plásticos e escultores como por exemplo; a já falecida Dória Castelo Branco. Por contingências da vida, abandona a cerâmica e mais tarde começa a trabalhar em boutiques, em cinema publicitário e como vendedora de espaços para publicidade numa revista de pesca desportiva. Em 1993, devido a grave doença, passa horas a desenhar para os amigos.Incentivada por Mimi Marçal, é convidada a mostrar os seus trabalhos a Fátima Mateus, também pintora que é sua “Madrinha”, uma vez que é com ela que expõe pela primeira vez em Sousel na “Fescaça 2006”. Desde 1986 que reside em Evoramonte, concelho de Estremoz, local onde tem atelier.
Exposições
2006- Setembro - Fescaça Sousel;
2006- Novembro – Rotary Club de Estremoz – Hotel Páteo dos Solares(colectiva), Estremoz 2007- Jan. / Fev. -Hotel Páteo dos Solares (individual) 2007-Fev. / Mar. – D. Tea Casa de Chá, Estremoz (individual) 2007- Junho - Igreja da Misericórdia Evoramonte (a convite da LACE), Projecto “Castelo Vivo”. (individual) 2007- Dezembro - Casa da Convenção de Evoramonte (a convite da LACE), Projecto “Evoramonte Castelo da Paz”
2008- Dezembro - Amorosa Place (condomínio), Loures2009- Junho – V Bienal de Stª. Maria da Serra (Fátima), (colectiva)