Photojournalist & member of the United Photo Press, Àlex Burgaz captures
life on the world's streets for 45 years with over 20,000 photographs
-
A photograph of Plaça Catalunya in Barcelona, taken on June 14, 1979, marks
the beginning of 'Street Stories'. This project comprises over 20,000
photog...
Dias Medievais no Castelo de Castro Marim
Posted on 8/31/2009 by UNITED PHOTO PRESS
Dias Medievais voltaram ao castelo da vila e fizeram uma viagem ao passado. Terminou domingo, e contou com a visita de cerca 50 mil pessoas.
A vila de Castro Marim recuou até ao espírito da Idade Média e mostrou mais uma edição dos Dias Medievais no Castelo de Castro Marim. Esta, que já é a décima edição do certame, foi povoar as muralhas com guerreiros, engolidores de fogo, encantadores de serpentes e bobos. A realeza também não foi esquecida, nem os poderosos nobres acompanhados por jograis e trovadores. A feira e o mercado medievais foram outros pontos altos, e contou com a presença de mais de 60 artesãos que recriaram ao vivo os ofícios e profissões da época, como o padeiro, o farmacêutico ou o boticário.
A conferir autenticidade à feira, houve um espaço destinado à comercialização de produtos, onde não faltaram o sal, o peixe fresco e seco e o polvo. Nesta, que se pretende uma viagem pelo tempo, houve igualmente torneios de cavalaria, provas de falcoaria e a tenebrosa exibição dos instrumentos de punição e tortura. Como vem sendo tradição, o banquete marcou o arranque da agitação no Castelo, assegurada por várias representações, espectáculos musicais e duelos. A animação dentro das muralhas começou às oito da noite, com um desfile triunfal, seguido por um espectáculo de destreza, música e cor no Terreiro do Castelo. A noite terminou com um concerto a cargo do grupo «Els Berros de la Cort», no palco principal. Na sexta-feira, o destaque foi para a peça «Artes Populares na Idade Média contra o flagelo da Peste», representada pela Companhia de Teatro Vivarte, a partir das 23 horas. Uma hora antes, foi possível escutar um concerto de música Andalusí Magrebi, na Igreja do Castelo.
No terceiro dia do certame, o movimento começou às 17 horas, com a abertura da feira e mercado. Noite fora, já depois das 23 horas, realizou-se mais um Torneio Medieval a Cavalo, a cargo do Esquadrão da GNR do Alentejo e Algarve. No último dia, domingo, foi possível rever o Desfile Medieval pelas ruas de Castro Marim, depois das 16 horas. Duas horas mais tarde, a companhia de teatro Vivarte voltou a entrar em cena para representar um «Juízo de Heréticos e Malfeitores». O final da noite foi assinalado por um espectáculo de lenda e pirotecnia. Os Dias Medievais são uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e fazem parte da programação dos eventos de Verão «Allgarve».
Torturas medievais em exposição Durante os Dias Medievais foi possível visitar no paiol do castelo a exposição «Instrumentos de Tortura e Punição». Nesta mostra foram exibidas réplicas de máquinas de tortura utilizadas na Idade Média, tais como a jaula suspensa, a roda, o empalamento, a forca ou o garrote espanhol, mostrando uma das razões pela qual a Idade Média é apelidada pelos historiadores como «a época das trevas». Os instrumentos de tortura eram normalmente empregues nos interrogatórios judiciais e inquisitoriais, destinados a punir aqueles que tinham cometido qualquer tipo de crime ou para castigar os que eram considerados hereges.