Matosinhos em Jazz despediu-se em grande

Posted on 5/18/2009 by UNITED PHOTO PRESS


Depois dos Quadro Nuevo a abrir o Festival no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a norte-americana Maria Shneider fez as honras de abertura do Festival Matosinhos em Jazz 2009 no auditório da Exponor na noite de 14 de Maio. A compositora e directora da orquestra com o seu nome e uma das referências do jazz contemporâneo, dirigiu a Orquestra de Jazz de Matosinhos num programa preenchido por obras suas.
Um concerto para toda a família, em que sobressaiu a sonoridade encorpada, segura e pronta para qualquer desafio da Orquestra de Jazz de Matosinhos. Para tocar a música de Maria Schneider, a formação ensaiou apenas durante três dias com a compositora. Quem não soubesse diria, certamente, que estava ali o fruto de um longo trabalho.Seguiu-se Maria Anadon no dia 15, considerada por muitos a melhor voz feminina do jazz nacional e o sexteto liderado por Arturo Sandoval, fundador do grupo mais místico da música cubana, Irakere, e o melhor instrumentista, entre 1982 e 1990 da música cubana.
Foram alguns dias de concertos e de múltiplas actividades paralelas que culminaram no dia 16 de Maio com as actuações do jovem guitarrista Sandro Norton, um filho da terra, que se apresentou em versão noneto, bem como o Trumpet Summit, um projecto iniciado em 1995 para o Festival francês Jazz in Marciac, que tem vindo a reunir em palco alguns dos mais talentosos trompetistas da actualidade.Foi, assim, da melhor forma, que terminou mais um Festival Internacional Matosinhos em Jazz, um certame cujo sucesso se deve ao saber e à experiência acumulada que faz atrair um público cada vez mais exigente e diferenciado.
Fotografia de Rui Bonito - UNITED PHOTO PRESS
rui.bonito@unitedphotopressworld.org