Conexões reúne diversas linguagens da arte contemporânea

Posted on 5/17/2009 by UNITED PHOTO PRESS

Obras de 16 artistas plásticos formam panorama atual das artes visuais brasileiras.



A exposição Conexões reúne obras de 16 artistas que fazem parte do circuito brasileiro de artes, de 15 a 30 de maio, no Centro Cultural Raul de Leoni, em Petrópolis. Um dos objetivos da mostra é estimular, entre os visitantes, a reflexão sobre a diversidade da produção artística contemporânea brasileira. A Conexões acontece no âmbito da XIII Mostra Minimalista, que aborda outras manifestações artísticas como o teatro e a dança.

A exposição tem curadoria de Gláucia Mayer, também artista plástica, que selecionou os trabalhos no intuito de apresentar ao público um recorte variado de artistas que utilizam diferentes tipos de suporte, como pintura, escultura, objetos e vídeo.

Além de a curadoria ter sido formulada sob a ótica de um artista, ela buscou facilitar a comunicação com o público de várias formas. “Pedi aos artistas para que escrevessem sobre os seus trabalhos, mas com uma linguagem menos formal, mais livre.”, explica Gláucia Mayer, que também disponibilizará um email para esclarecer dúvidas e fornecer informações ao público interessado.

Os artistas - Entre os artistas convidados figuram nomes, como o de Gustavo Speridião, destaque da nova geração de artistas; Pedro Varela - que recentemente teve exposição solo na galeira A Gentil Carioca - e Carolina Ponte, que atualmente vivem e trabalham no México; e João Penoni, radicado em Londres.

Além deles, participam outros artistas cariocas — além dos petropolitanos Juliana Nicolay, Nelson Ricardo e Rosa Paranhos — que vem produzindo interessantes trabalhos em linguagens contemporâneas. Neste sentido, a Conexões será uma excelente oportunidade para o público conhecer e refletir sobre a arte que feita no Brasil hoje.

Artistas participantes: Ana Luisa Flores, Andrei Müller e Gustavo Speridião, Carolina Ponte, Cris Oliveira, Flávia Metzler, Gabriela Mureb, João Penoni, Juliana Nicolay, Leonardo Ayres, Marcelo Mello, Nelson Ricardo, Pedro Varela, Pontogor, Rodrigo Torres, Rosa Paranhos, Tatiana Dager

De 15 a 30 de maio.de 2009, de segunda a sábado de 13h às 19h - domingo de 12h às 17h, n Centro de Cultura Raul de Leoni, Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro Histórico, Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro Telefone: (24) 2247-3747. Informações ao público: conexões@glauciamayer.com.br Entrada Gratuita.