Semana de Cabo Verde em Lisboa: mundo musical em pinturas de António Firmino e esculturas de Kassanaya
Mais de quarenta quadros de pequeno formato do pintor António Firmino e esculturas em mármore do artista “Kassanaya”, ou José Brazão, abriram a semana de Cabo Verde a decorrer até 10 de Agosto no ciclo “Lusofonias. Culturas em Comunidade 2008” no Palácio Cabral, na freguesia de Santa Catarina, junto a S. Bento, em Lisboa. |
Trata-se de uma iniciativa da organização não governamental de carácter cultural “ETNIA” que decorre de 17 de Julho a 14 de Setembro e está estruturada em torno de oito semanas temáticas, dedicadas aos diferentes países de língua portuguesa.
Ao longo dos dias desta semana haverá a apresentação do livro “Aventuras de Nhu Lobo” de Armindo Monteiro, espectáculo de teatro e dança pelo grupo “Fidjus de Nha Bibinha” (Tarrafal, Santiago) na quinta-feira. Sexta é dia de poesia, mas também de um jantar tradicional caboverdiano com música de Djon d’Robeca, kanekinha e amigo. Sábado, depois de um jantar tradicional o programa aponta um concerto com “Gents dy Rincon”. Domingo, ultimo dia da semana de Cabo Verde, que dá lugar à Guiné-Bissau, será a vez do cinema com “Batuque, Alma de um Povo” de Júlio Simão. Na abertura da semana de Cabo Verde, dia 4, brilharam os quadros “Postais Musicais de Cabo Verde”, onde o artista plástico António Firmino mostra uma pesquisa pictórica e documental sobre o universo da música popular cabo-verdiana, trabalho que vem desenvolvendo há alguns anos.
“Alibentempu” foi a sua primeira exposição individual na Casa da Morna em 2007. |