Semana de Cabo Verde em Lisboa: mundo musical em pinturas de António Firmino e esculturas de Kassanaya

Posted on 8/07/2008 by UNITED PHOTO PRESS

Mais de quarenta quadros de pequeno formato do pintor António Firmino e esculturas em mármore do artista “Kassanaya”, ou José Brazão, abriram a semana de Cabo Verde a decorrer até 10 de Agosto no ciclo “Lusofonias. Culturas em Comunidade 2008” no Palácio Cabral, na freguesia de Santa Catarina, junto a S. Bento, em Lisboa.


Trata-se de uma iniciativa da organização não governamental de carácter cultural “ETNIA” que decorre de 17 de Julho a 14 de Setembro e está estruturada em torno de oito semanas temáticas, dedicadas aos diferentes países de língua portuguesa.

Hoje, pelas 19H00, está previsto a apresentação temática de Cabo Vede na revista “Cahiers Lusophones”, com a presença do Director da Revista, Manuel dos Santos. Quarta feira será debatido “O Teatro em Cabo Verde”, com Armindo Monteiron e Francisco Fragoso.

Ao longo dos dias desta semana haverá a apresentação do livro “Aventuras de Nhu Lobo” de Armindo Monteiro, espectáculo de teatro e dança pelo grupo “Fidjus de Nha Bibinha” (Tarrafal, Santiago) na quinta-feira. Sexta é dia de poesia, mas também de um jantar tradicional caboverdiano com música de Djon d’Robeca, kanekinha e amigo. Sábado, depois de um jantar tradicional o programa aponta um concerto com “Gents dy Rincon”. Domingo, ultimo dia da semana de Cabo Verde, que dá lugar à Guiné-Bissau, será a vez do cinema com “Batuque, Alma de um Povo” de Júlio Simão.

Na abertura da semana de Cabo Verde, dia 4, brilharam os quadros “Postais Musicais de Cabo Verde”, onde o artista plástico António Firmino mostra uma pesquisa pictórica e documental sobre o universo da música popular cabo-verdiana, trabalho que vem desenvolvendo há alguns anos.

Nos quadros do Toy Firmino são reconhecidas todas as figuras do universo musical cabo-verdiano, entre compositores, instrumentistas, poetas e outros actores centrais da vivência cultural do arquipélago. Ana Procópio, Eugénio Tavares, B-Leza, Manuel de Novas emergem entre as centenas de figuras do meio musical das ilhas. Do artista Kassanaya, artesão e escultor, natural da Cidade da Praia, destacam-se as esculturas “Alibentempu”, uma expressão em crioulo que evoca um prenúncio de mudanças repentinas para o mundo. O escultor utiliza nestas obras a pedra (Lioz, Calcário e Vermelho Negrais). As obras de Kassanaya, algumas de grande porte, já participaram em mais de uma dezena de exposições, no Pavilhão de Cabo Verde na Expo98, Festival Mundial da Juventude em 1998, III Bienal de Cerâmica Artur Bual em 2001 e I Bienal Lusófona em 2007.

“Alibentempu” foi a sua primeira exposição individual na Casa da Morna em 2007.