Veja Rio Recomenda Exposições

Posted on 8/30/2008 by UNITED PHOTO PRESS

Aos 67 anos o artista português, radicado na cidade há quase cinco décadas, ainda surpreende. Na individual Qualas e Flexos, ele mostra nove esculturas bem diferentes dos muitos trabalhos que expõe em espaços públicos. Trocou as curvas improváveis de obras notórias, como a que ocupa o pátio do Edifício Argentina, na Praia de Botafogo, por arrojadas estruturas maleáveis de alumínio.



João Magalhães. Egresso da Geração 80, Magalhães apresenta pinturas de grandes dimensões em preto-e-branco. Ousa citar colegas de renome e é bem-sucedido. Entre as 23 acrílicas sobre tela expostas, merecem atenção especial Nympheas, que remete à obra de Claude Monet, e Haacke 1, inspirada no artista alemão Hans Haacke.



Mimmo Paladino. Um dos grandes nomes da arte contemporânea italiana, Paladino exibe, na individual Obra Gráfica, trinta gravuras em médias e grandes escalas, produzidas entre 1992 e 2003 sobre papel artesanal com diversas técnicas. Destaque para o colorido vivo das duas serigrafias da série Rábanus Maurus e dos quatro trabalhos da série Matemático.










Perfil das Montanhas do Rio: gravura em grande escala de Thereza Miranda



Thereza Miranda. Gravadora carioca com 80 anos de idade e 45 de carreira, ela mostra 120 trabalhos nesta retrospectiva. Uma das responsáveis pela introdução da fotogravura no Brasil, no começo dos anos 70, Thereza Miranda expõe belos exemplares dessa técnica, a exemplo de Silêncio V, Páscoa.