China oferece atividades culturais durante Jogos

Posted on 8/02/2008 by UNITED PHOTO PRESS

PEQUIM - O diretor do Departamento de Cultura e Cerimônias do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog), Zhao Dongming, afirmou que irá oferecer uma variedade de atividades culturais durante os Jogos em agosto.
- O Festival Cultural Olímpico, evento co-patrocinado pelo Bocog, governo de Pequim e Ministério da Cultura da China, durará cerca de três meses, abrangendo o período dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Será um evento cultural maravilhoso com o período de tempo mais alargado, com conteúdo abundante, maior número de participantes e uma variedade artística mais completa - disse Zhao.
Durante o festival, haverá uma série de atividades culturais significantes com o tema "Encontrar em Pequim 2008". Além disso, espetáculos, como a Noite da Ásia, a Noite da África, a Noite da América Latina, a Noite da Arábia e a Noite da OCS (Organização de Cooperação de Shanghai) serão apresentados um depois do outro.
Cerca de 20 mil artistas da China e de outros 80 países apresentarão espetáculos em quase 200 sessões. Por sua vez, artistas da parte continental da China, Hong Kong, Macau e Taiwan darão mais de 600 espetáculos.
- Durante os Jogos Olímpicos, vamos criar oportunidades para cidadãos comuns compatilharem a agradável atmosfera da Olimpíada. Portanto, todas as praças culturais olímpicas espalhadas pela cidade serão abertas ao público de forma gratuita, bem como a maioria das exposições - prometeu o responsável cultural do Bocog.
De acordo com o programa emitido na entrevista, serão criadas mais de 20 praças culturais olímpicas em Pequim, enquanto outras cidades co-organizadoras realizarão atividades culurais semelhantes.
Segundo o documento, haverá cerca de 40 exibições internacionais e mais de 150 exposições nacionais sobre arte, artesanato, pintura, fotografia, escultura, quadro mural e outros patrimônios culturais intangíveis.
Os Jogos de Pequim serão realizados de 8 a 24 de agosto.