Artes, design e música na Alemanha

Posted on 8/15/2008 by UNITED PHOTO PRESS

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abriu, até o dia 20 de outubro, as inscrições para o programa de bolsas de aperfeiçoamento nas áreas de artes plásticas e música na Alemanha, referente ao período 2009/2010.
Segundo o DAAD, brasileiros com até 30 anos, graduados em artes plásticas, design ou música podem concorrer a uma bolsa de estudo complementar na Alemanha. O próprio candidato escolhe a instituição na qual gostaria de realizar o estudo e o professor mais indicado na área em que pretende se aperfeiçoar. O estudante não precisa necessariamente realizar um curso ou especialização que conceda um título acadêmico.
Os candidatos deverão apresentar amostras da produção artística recente (pinturas, desenhos, vídeos, esculturas e gravações musicais), conforme suas especialidades e as normas descritas no edital. Na primeira fase da seleção, os candidatos passarão por uma avaliação.
Os candidatos escolhidos realizarão então uma prova na instituição de ensino alemã. Caso o bolsista não seja aprovado, terá de retornar ao país de origem e não poderá dar continuidade à bolsa.
O programa tem duração de um ano, podendo ser prorrogado apenas em casos excepcionais. A bolsa inclui 750 euros por mês, ajuda de custo para passagem aérea, seguro-saúde, curso de alemão de quatro meses na Alemanha e pagamento de taxas universitárias até 500 euros.
Entre os artistas brasileiros que se beneficiaram do programa estão o maestro Isaac Karabtchevsky, o compositor Marlos Nobre, os músicos Hermeto Paschoal e Flo Menezes e o artista plástico Rubens Gerschman.
Mais informações: http://rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm