Noruega: Artista plástico português dirige escola de arte

Posted on 4/19/2008 by UNITED PHOTO PRESS

Na Noruega desde 1995, o artista plástico Júlio Fernandes da Silva é responsável por uma escola de arte "de ensino de alta qualidade", uma classificação dada pelo estado norueguês e atribuída apenas a outras nove escolas naquele país. Denominada «Det Tverrfaglige Kunstinstitutt» (DTK), em português Instituto de Estudos de Arte Integrados, a escola foi aberta em 1996 e proporciona aos alunos a aprendizagem de diversas expressões artísticas, nomeadamente pintura, desenho, escultura, fotografia e vídeo, além de outras disciplinas, como História e Teoria das Artes, num programa de ensino médio superior de três anos. Ao longo de 12 anos, a escola tem realizado vários projectos com outras escolas europeias entre as quais a ESAD (Escola Superior de Artes e Design) nas Caldas da Rainha, em Portugal, com a qual, segundo Júlio Fernandes da Silva, a DTK tem levado a cabo a "troca de experiências e intercâmbio de alunos e professores". "Promover exposições de alunos e efectuar intercâmbio de alunos e professores com instituições fora da Noruega são duas das prioridades da nossa escola, com vista ao enriquecimento das trocas culturais internacionais que tanto beneficia a aprendizagem e integração nos mercados profissionais dos nossos alunos", explicou o artista plástico a «O Emigrante/Mundo Português». Uma cooperação que a DTK mantém também com a escola de artes criativas da Universidade de Essex em Inglaterra e que brevemente deverá ser alargada à Universidade do Algarve, revelou ainda.

Exposição em Cascais
O apoio ao trabalho dos alunos está presente ainda nos projectos de residências de artistas, com a possibilidade de realização de exposições, mantidos com o Centro de Artes das Caldas da Rainha, o Centro Cultural de Cascais, a Galeria Artea, no Algarve, e em breve através do projecto «Trans-forma», de Torres Vedras. É nesse âmbito que a escola de artes de Júlio Fernandes da Silva vai inaugurar no próximo dia 24 de Maio, no Centro Cultural de Cascais, uma exposição de alunos finalistas que irá beneficiar da visita oficial dos reis da Noruega a Portugal. Na mostra participam cinco alunos finalistas da DTK - Anna Ring, Lisbeth Nilsen, Mari Kjøll, Stein Are Dahl e Vesna Urokalo, que irão exibir alguns dos seus trabalhos de desenho. No dia 28 de Maio, será inaugurada a exposição dos restantes alunos finalistas na Casa da Cultura de Bærum, na Noruega. Em simultâneo, Júlio Fernandes da Silva desenvolve ainda a actividade de galerista, em três locais distintos. O artista plástico diz que nos três espaços não apenas expuseram "os maiores artistas noruegueses da actualidade", como também proporcionou aos mais jovens "o começo de uma carreira numa galeria bem conhecida do público norueguês". O trabalho de divulgação nesse campo valeu a artista português, nascido em Cascais, o prémio da Cultura de 2002.

A galeria, de nome Uffizi Galleriet, Hovik Bad e DTK Prosjektgalleri, conforme os diferentes espaços e programas, estabeleceu ainda projectos de intercâmbio internacionais, nomeadamente, com o Brasil, Alemanha, Roménia e Portugal, este ultimo com a vinda de diversos artistas à Noruega e a realização de um festival da cultura portuguesa em Bærum, Noruega, em 2001. Como artista plástico, Júlio revela que nos seus "13 anos exílio voluntário na Noruega" tem vindo a desenvolver vários projectos de pintura, desenho e vídeo que já foram divulgados na Noruega, Alemanha, Brasil, Berlim, Bósnia e Portugal. A próxima exposição deverá ser inaugurada na galeria estatal F-15, uma das mais prestigiadas da Noruega, no próximo dia 3 de Maio.