Oscar Almeida artista plástico da United Photo Press Painters vai inaugurar exposição de pintura em Tábua - Portugal

Posted on 3/27/2014 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE

Oscar Almeida, artista plástico e membro da United Photo Press Painters vai inaugurar em Portugal a exposição "MANIFESTAÇÃO" em Tábua, no dia 1 de Abril de 2014 pelas 18h, na Biblioteca Municipal João Brandão. 

Óscar Almeida, pinta a óleo, acrílico aguarela e pastel. A sua pintura balança entre o figurativo e o abstracto, com aspectos pictóricos próprios e um traço que caracteriza a sua pintura como forte e longa, projectando a linha para além do espaço convencional.

Nasce em 1951, em Luanda. Licenciado em Engenharia Civil (1976), Porto. Possui, também, o Curso de Pintura Decorativa da Escola António Arroio (1970) ,Lisboa.

Embora a sua opção profissional não estivesse directamente ligada às artes plásticas, no entanto esta área também o fascinava e atraía. Nesse sentido, manteve uma forte ligação ao seu estudo e aperfeiçoamento, produzindo trabalhos nos seus tempos livres quer na área do desenho, quer na pintura . 

A sua acção abrange as várias técnicas, ultimamente tem optado mais pelo acrílico e técnicas mistas (colagens e texturas). 

Embora a sua formação e actividade profissional fosse diferente sempre manteve uma estreita relação com a pintura, nunca deixando de pintar e desenhar quando tinha oportunidade. Desde 2005 tem dedicado mais tempo às artes plásticas aprofundando os seus conhecimentos através da leitura de livros, visitas a museus e contactos com outros artistas. Na sua pintura nota-se que o desenho se prolonga para lá dos limites e as cores utilizadas são ricas e vibrantes. 

No seu percurso conta com dezenas de exposições Internacionais, Individuais e Colectivas e os seus trabalhos encontram-se em colecções de organismos oficiais e particulares.

Referenciado nas galerias Davincigallery.net e Artmajeur.com é membro da United Photo Press Painters, Magenta, AAAGP, Circulo Artur Bual, Movimento Artístico de Coimbra e da Associação Arte à Vista.

Em Portugal, Oscar Almeida foi o único artista plástico a celebrar os 100 anos do Cubismo, veja o vídeo;
  • "O CUBISMO 100 ANOS DEPOIS - UM OLHAR"