Artista plástico Brasileiro faz sucesso com esculturas em garfos

Posted on 11/01/2013 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE

Thiago Mendou  - artista plástico
 
Para quem pensou que garfos serviam apenas para ajudar no processo de alimentação, acabou se

 Não existe muita pesquisa sobre a técnica, Thiago Mendou é um dos poucos, a trabalhar com esse tipo de matéria prima para a confecção de escultura. Além dos garfos, as peças são compostas por uma base, que pode ser madeira ou vidro, lãs de aço e cordas de aço para amarração. Todo o restante está nas mãos e na criatividade do artista que compõe a própria identidade estética de suas obras. “No geral, a inspiração para confecção das peças vem dos acontecimentos do dia-a-dia. Tudo é objeto de observação para posteriormente ser transformado em esculturas. E com isso trabalho com diversos temas: juventude, acessibilidade, amor, respeito, ajuda mútua...”, contribui o escultor.

 Desde quando desenvolve esse trabalho de esculturas em garfos?
Comecei em 2009, num concurso de artes visuais onde eu iria concorrer com grandes nomes ai resolvi mudar, ao invés de pintar uma tela decidi por fazer arte com garfos.

Onde você descobriu esse tipo de trabalho? Qual a sua inspiração para fazer essa arte?
Vi uma vez na televisão e ficou guardado na minha mente. Ai quando veio essa proposta eu lembrei e comecei a fazer.

Um artista quase nunca se envolve com uma única linguagem da arte, no geral, sobressai a transversalidade. Este é o caso de Tiago Mendou, natural de São Félix do Coribe, que além de ser arte-educador, músico e ator, desenvolve trabalhos ligados a artes visuais (pintura em tela, camisetas e caricaturas) e a artes plásticas (esculturas em garfos).

O que busca retratar nessas esculturas? Qual sentimento artístico leva para esse seu trabalho?Vivências. Eu, por ser do interior, trabalho muito com vivências e imagens que fui acumulando ao longo da minha história de vida. Imagens do meu pai cortando lenha. Por exemplo, pessoas sendo ajudadas... Ai eu costumo trazer isso para minha arte.

Parece que tem muito poucas pessoas utilizando essa técnica, como é ser uma destas?
Isso é um pouco único aqui na região Oeste da Bahia, não tenho conhecimento de outra pessoa que esteja utilizando essa mesma técnica. Conheço outros artistas que fazem, mas em outros estados, aqui não.

O que representa esse trabalho no contexto social no qual você está inserido?
A inovação. O aguçar da curiosidade das pessoas e com isso o provocar a buscar coisas novas. Como esse trabalho é novo e diferente chama muito a atenção das pessoas, então com isso busco dar mais ênfase ao meu trabalho.

Quanto à valorização e reconhecimento do público ao trabalho do artista, o povo dar o devido valor?
Não muito, sinceramente. As pessoas gostam, apreciam e só isso. Eu tenho algumas peças vendidas, a maioria exportadas, aqui vendi quatro peças.

E quem quiser adquirir uma peça como deve fazer?
Entrar em contato comigo pelo meu telefone +55 (77) 9107-0051, escolher uma peça das que tenho prontas ou encomendar que faço e entrego.

Qual seu objetivo em fazer esculturas a partir desta técnica especificamente?
Meu objetivo é ser mais conhecido através da minha arte.
enganando. Thiago Mendou, através de sua técnica de manipular artisticamente este utensílio, demonstra que garfos podem ser transformados em incríveis esculturas. Buscando investigar e compreender esse processo realizamos uma entrevista com o escultor. Você pode acompanhar abaixo.

Conheça mais sobre o trabalho de Thiago Mendou nesse endereço: