Museu da Luz chega aos 100 mil visitantes no 10.º aniversário

Posted on 7/21/2013 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE

Mais de 100 mil pessoas já visitaram o Museu da Luz, em Mourão, Portugal. 

Vai assinalar este ano o 10.º aniversário com uma exposição de arte contemporânea da autoria de sete artistas, revelou hoje a diretora.

O Museu da Luz, fundado em 2003, situa-se na aldeia do mesmo nome, construída para realojar os mais de 300 habitantes da antiga povoação, submersa no âmbito do processo de enchimento da albufeira de Alqueva.

Galardoado com vários prémios internacionais e objeto de várias nomeações, o núcleo museológico procura, com o seu espólio, perpetuar o passado histórico e arqueológico das terras submersas pela albufeira na freguesia da Luz.

“Não temos o número exato de visitantes”, porque “só fazemos a contagem de 2013 no final do ano”, mas “sabemos que já passaram pelo museu mais de 100 mil pessoas ao longo destes 10 anos”, disse à agência Lusa a diretora do Museu da Luz, Maria João Lança.

A responsável realçou que “a afluência de visitantes distribui-se de uma forma heterogénea”, com “um número muito concentrado de visitantes nos meses da primavera e do verão” e “menos nos restantes meses” do ano.

Maria João Lança assinalou que a média de visitantes “ronda os 10 mil por ano”, o que representa “um número bastante bom”, uma vez se trata de “um museu do interior” que “depende um bocado dos circuitos turísticos”. Ainda assim, frisou que “o número de pessoas que colabora nas atividades programadas está a subir bastante”.

Para assinalar os 10 anos de existência, o Museu da Luz, no concelho alentejano de Mourão, vai promover, em novembro, uma exposição de arte contemporânea, com a curadoria de Maria do Mar Fazenda, avançou a diretora do espaço museológico. A mostra, referiu, vai ser produzida por sete artistas que vão “residir”, nos meses de agosto e setembro, nas duas casas que o museu possui na aldeia da Luz, que habitualmente recebem artistas e investigadores.

Para além das exposições temporárias, o museu possui outras atividades permanentes, tais como visitas guiadas, passeios de canoa e percursos pedestres, entre outras.