Ella Fitzgerald lembrada com doodle da Google no dia em que completaria 96 anos

Posted on 4/25/2013 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE


Um google doodle recorda Ella Fitzgerald, no dia em que a cantora de jazz norte-americana completaria o 96.º aniversário. Ella morreu em 1996, aos 79 anos, mas tornou-se imortal. Hoje, é alvo de mais uma homenagem.

Ella Fitzgerald escreve o nome na lista das maiores cantoras de jazz norte-americanas. Nasceu no dia 25 de abril de 1917, na Virgínia, em Newport News, e completaria hoje 96 anos, efeméride que a Google assinala com os seus memoráveis doodles, que transportam para o presente figuras das artes e da história.

Esta homenagem a Ella Fitzgerald transporta-nos por uma viagem pelo passado da cantora e pela sua carreira de 59 anos. Ao longo deste período, arrecadou 13 Grammy, os prestigiados prémios da música. É considerada uma das grandes vozes mundiais de todos os tempos.

A primeira gravação de Ella Fitzgerald foi realizada em 1936. A cantora norte-americana tinha então apenas 17 anos de idade. Desde logo se percebeu a imensidão do seu talento, reconhecido pelos mestres do seu tempo, com quem fez duetos. Duke Ellington, Count Basie ou o enorme Louis Armstrong foram alguns dos nomes que o jazz juntou.

Do repertório de Fitzgerald constam mais de 200 álbuns, entre jazz, ópera e até bossa nova. Vendeu mais de 40 milhões de discos, o que só está ao nível dos nomes maiores da música mundial.

Foi premiada pelo Presidente dos EUA, Ronald Reagan, com a Medalha Nacional das Artes e com a Medalha Presidencial da Liberdade, entregue pelo sucessor de Reagan, George Bush.

Despediu-se dos palcos em Nova Iorque, no conhecido Carnegie Hall. Enfrentou problemas de saúde, entre os quais diabetes, que a obrigaram a amputas as pernas, quando contava 76 anos. Viria a morrer três anos depois e é relembrada hoje, com um doodle da Google, ‘prémio’ que só as estrelas mais cintilante recebem.

O que é um doodle?

Doodle é uma expressão que ganhou relevância desde que a Google passou a recorrer a esta forma de homenagear pessoas, ou assinalar datas e efemérides. Mas a palavra "doodle" já era utilizada no século XVII.

No maior motor de busca do mundo, diariamente surgem novos ‘doodles’, que não são mais do que esboços, desenhos, caricaturas ou aplicações interativas que, através da imagem, recordam factos ou pessoas.

Mas a expressão ‘doodle’ não foi criada pela Google (apesar da semelhança do vocábulo, em termos de grafia e fonética). Doodles são desenhos ou esboços, feitos quando uma pessoa pretende distrair-se, ou ocupar algum tempo livre.

Etimologicamente, a palavra ‘doodle’ tem duas origens: americana e britânica. Os americanos utilizam-na desde o século XVII, para chamar “tolo” ou “simplório”, como variante da palavra alemã “Dödel”.

Já a origem inglesa reporta-se à Guerra Revolucionária Americana, quando as tropas coloniais britânicas cantavam “Yankee Doodle”. Aqui, ‘doodle’ tinha um significado pejorativo e significa “fazer de tolo”.

Mais tarde, a partir de 1930, a expressão alterou o sentido e passou a estar relacionada com “ócio”, o que vem de encontro aos criativos desenhos durante uma aula, ou mesmo ao modo original que a Google encontrou para assinalar datas e homenagear pessoas.

Hoje, dia 25 de abril, recorda-se Ella Fitzgerald, a diva do jazz.

JOANA TELES