Guaramiranga - Festival de Jazz & Blues

Posted on 1/23/2013 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE

NOS PALCOS DO FESTIVAL 
Trombonista e compositor lançou novo trabalho aos 79 anos. Foto: Divulgação.

RAUL DE SOUZA: O NÚMERO 1! 

Esse cara não é pouca coisa não...! É somente o N° 1 do mundo no seu instrumento, segundo a New York City Jazz Magazine. É também considerado um dos melhores trombonistas de jazz do mundo, pela revista Down Beat. Esse cara... é o lendário Raul de Souza, que para felicidade nossa se apresenta nesta edição do Festival em Guaramiranga. 

Trombonista renomado entre os Ícones do jazz internacional e da música brasileira, Raul de Souza vem ao Festival com Michel Freidenson (teclados), Mário Conde (guitarra, cavaquinho), Glauco Sölter (baixo) e Serginho Machado (bateria), para apresentar o repertório do DVD "O Universo Musical de Raul de Souza" e do CD de inéditas "Voilá", lançados conjuntamente em outubro de 2012. 

Carioca, atualmente vivendo entre a França e o Brasil, Raul de Souza consolidou sua carreira nos Estados Unidos, onde morou de 1970 a 1986. Nos Estados Unidos, lançou em 1974 o álbum "Colors", que foi o primeiro de uma série de sucessos no país. Já tocou ao lado de Sérgio Mendes, Flora Purim, Milton Nascimento, Sonny Rollins, Freddie Hubbard, George Duke, Chick Corea, Jimmy Smith, entre tantos outros ícones da música. 

Aos 79 anos, lançou o DVD "O Universo Musical de Raul de Souza", gravado em 2011. Este trabalho reflete bem o gosto musical de Raul com "Ela é carioca" (Tom Jobim), "A flor e o espinho" (Nelson Cavaquinho), os clássicos "Vou Vivendo" e "Urubu Rei" e oito temas originais, que mostram o seu lado de compositor, às vezes injustamente ofuscado por seu brilho como instrumentista. Entre eles, "À vontade mesmo", faixa-título do seu álbum de estreia, de 1965. Com Raul de Souza, a música é assim, "à vontade mesmo": uma coisa séria e um prazer, que ele sempre soube compartilhar com seu público imenso e fiel. 

Além de compositor e instrumentista, Raul de Souza é inventor. Ele criou um tipo original de trombone, patenteado, o Souzabone, descrito como "um trombone em dó de quatro pistos, com dois gatilhos de correção de afinação e um registro para mudança de tessitura para notas mais graves; tem ainda um captador eletrônico e pedais que permitem vários efeitos como wahwah, delay, chorus e oitavador". Ele é ou não é "O CARA"? 

Marcos Lessa faz um Tributo a Wilson Simonal. Foto: Lúcia Moura 

NO SUÍNGUE DO SIMONAL

Sabe aquele suíngue do Wilson Simonal, bem na linha do "Nem vem que não tem"? Pois esse vai ser o astral do show que o cantor cearense Marcos Lessa promete fazer numa das noites do Festival na serra. 

Antes de falar do show, vamos à apresentação: Marcos Lessa vem se destacando na cena musical cearense nos últimos dois anos. Já trabalhou com o multiinstrumentista Manassés de Souza e abriu shows de artistas como Chico César, Zeca Baleiro e Daniela Mercury. Em 2012 foi o vencedor do prêmio de Melhor Interprete por aclamação popular no I Festival de Música da Assembleia Legislativa do Ceará. Na bagagem, tem dois CDs gravados, "Olhares da Vida" (2007) e "Luz da Vida" (2010) em parceria com Clarissa Araripe e Ricardo Alcântara, respectivamente. 

No "Tributo a Wilson Simonal" Marcos Lessa viaja no universo do primeiro popstar negro brasileiro, que nos anos 60 lançou moda e encantou plateias com seu talento e carisma. Enfim, foi um baita sucesso, até ser expulso do showbiz por conta de denúncias, nunca comprovadas, de colaborar com a ditadura militar. 

Em 2010, dez anos depois de sua morte, Wilson Simonal teve sua obra resgatada na mídia, com lançamentos de biografias, documentários, especias de televisão, relançamentos de coletâneas, além das bem sucedidas carreiras musicais de seus filhos, Wilson Simoninha e Max de Castro, que serviram como oportunidade para que a imprensa voltasse a falar do rei do suíngue e primeiro soulman brasilero. 

É nessa ginga que o cearense Marcos Lessa embala seu tributo ao artista, intitulado "Show em Simonal", título que faz referência ao programa da TV Record que o cantor comandava na década de 60. No palco, será acompanhado por Eduardo Holanda (violão) e Tito Freitas (piano), que assinam a direção musical, Márcio Resende (sax), Miquéias dos Santos (baixo) e Adriano Azevedo (bateria). 

A cantora foi um dos destaques no The Voice Brasil. Foto: Wanessa Malta 

MAIS 3 ATRAÇÕES CONFIRMADAS!

Nayra Costa, Márcio Resende e a parceria inédita Dudu Falcão e Adelson Viana são as três novas atrações confirmadas para esta edição do Festival Jazz & Blues. Para não ter só foto de homens nessa edição do Infojazz, vamos falar aqui da Nayra Costa. Nos próximos números a gente fala sobre os outros. Concordam? 

No final de 2012 Nayra Costa começou a ganhar projeção nacional, com o destaque alcançado por sua participação no programa The Voice Brasil, da Rede Globo. Intérprete consagrada no cenário cearense, com mais de 1.000 apresentações apenas na cidade de Fortaleza, a cantora é reconhecida por sua extraordinária potência vocal à frente das bandas Marajazz, Matutaia e SuperSoul, onde entoa clássicos do blues, soul, jazz, R&B, na Banda Le Disco, onde mostra seu lado mais dançante, e da banda eletrônica The Dancer, onde expõe seu trabalho autoral que já conta com bem sucedidas turnês pelo Sudeste brasileiro. 

Alguns pontos de sua carreira merecem destaque: Em 2008 foi eleita a melhor cantora do ano no programa de televisão "Sábado Alegre", do veterano apresentador Will Nogueira, competindo com colegas que cantam gêneros muito mais populares no Nordeste, como o forró e o axé. Em 2010 abriu show de João Bosco no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Em 2011 mudou-se para São Paulo e participou do novo álbum do cantor Daniel Peixoto, na faixa titulo de seu EP "SHINE", lançado na Europa pelo selo Abtjour Records. Em agosto foi convidada para cantar no Hotel Sheraton em Doha no Qatar onde passou uma temporada de cinco meses. De volta a Fortaleza, está agora em fase de produção do seu novo álbum com o projeto The Dancer. 

No Festival Jazz & Blues, a cantora faz um Tributo às Divas do Jazz, revivendo sucessos imortalizados nas vozes de Etta James, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Nina Simone e Sara Vaughan. A cantora será acompanhada por Mimi Rocha (guitarra), Cláudio Mendes (guitarra), Denilson Lopes (bateria) e Luis Miguel (baixo). 

http://www.jazzeblues.com.br/


Curtas 

INGRESSOS À VENDA

Quer garantir seu lugar na Cidade Jazz & Blues para conferir os shows das 21h30 em Guaramiranga? Pois corra que os ingressos já estão à venda! Os preços: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). 

Os pontos de venda em Fortaleza são as lojas Meia Sola dos shoppings Bambuy ( Av. Des. Moreira, 755 - Tel: 85-3433.7600), Iguatemi (Av. Washington Soares, 85 - Tel: 85-3452.3400), Aldeota (Av. Dom Luís, 500 - Tel: 85-3433.7622) e Varanda Mall (Av. Dom Luís, 1010 - Tel: 85-3224 2721). Os ingressos também estão à venda no site www.bilheteriavirtual.com

Confira a programação das 21h30 na serra: 

DIA 09/02 (SÁBADO) 

Scott Feiner & Pandeiro Jazz (EUA/RJ) 
Raul de Souza (RJ) 

DIA 10/02 (DOMINGO) 

Waldonys (CE) & Misael da Hora (RJ) - "Baião Instrumental - Homenagem a Luiz Gonzaga" 
Marcos Lessa (CE) - Tributo a Wilson Simonal 

DIA 11/02 (SEGUNDA) 

"Blues N Soul Sessions" - Igor Prado Band (SP) & JJ Jackson e Tia Carroll (USA) 

DIA 12/02 (TERÇA) 

Dudu Falcão (PE) e Adelson Viana (CE) 
Rosa Passos (BA)