Morreu o pianista norte-americano Dave Brubeck

Posted on 12/05/2012 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE


O pianista norte-americano Dave Brubeck, um dos mais populares músicos jazz dos Estados Unidos, intérprete do tema "Take Five", morreu hoje, em Connecticut (EUA), na véspera de completar 92 anos, revelou a agência Associated Press. 

Ao longo da carreira, Dave Brubeck desafiou todas as convenções impostas aos músicos de jazz, escreve o jornal Chicago Tribune, e o tema "Take Five", gravado com o seu quarteto e editado em 1959, é exemplo disso. 

O tema, com uma melodia do saxofonista Paul Desmond, faz parte do álbum "Time out", o primeiro do universo do jazz a ultrapassar a fasquia do milhão de exemplares vendidos. 

Dave Brubeck formou o quarteto em 1951 e, três anos depois, era o protagonista da capa da revista Time, o primeiro músico do jazz moderno a consegui-lo, recuperando para a ribalta os ritmos e o "swing" dos clubes de jazz dos anos 1950 e 1960, escreve o New York Times. 

Dave Brubeck, que chegou a trabalhar num rancho do pai, compôs para ópera e espetáculos de dança, morreu de paragem cardíaca quando ia a caminho de uma consulta de cardiologia. 

O músico atuou em Portugal, várias vezes, integrando o programa do segundo Cascais Jazz, em 1972, com Paul Desmond.