A liberdade por meio do sexo

Posted on 9/29/2012 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE

Elogiado "Hasta la Vista" mostra a aventura de três amigos deficientes que tentam perder a virgindade num bordel

É preciso estar em sintonia com as chamadas pequenas cinematografias, aquelas que dificilmente chegam aos cinemas brasileiros. O grande público costuma não dar importância a esses filmes, a começar pela escassez de divulgação e também pela brevidade com a qual ficam em cartaz nos cinemas. Contudo, o público mais exigente tem a percepção de que, quando um deles entra em cartaz, deve ser uma obra especial.

A história, do roteirista Mariano Vanderhoof, teve por base a história real Geoffrey Asta Philpot

E "Hasta La Vista" é, realmente, um filme muito especial. Produção belga lançada no ano passado, conquistou o Grande Prêmio das Américas, do Prêmio do Público e o Prêmio do Júri Ecumênico do Festival de Montreal 2011, além dos prêmios de melhor filme dos festivais de Valladolid (Espanha), Karlovy Vary República Checa), San Jose (Califórnia, EUA) e Alpe d´Huez (França).

Quinto trabalho de Geoffrey Enthoven, 38, "Hasta La Vista" adentra a diversidade humana com sensibilidade e emoção. Nele, é a contada a história de três jovens, entre 20 e 30 anos, todos com deficiências físicas, que decidem partir da Bélgica para a Espanha, onde planejam perder a virgindade em um bordel exclusivo para deficientes.

Episódio real

A história, desenvolvida para o cinema pelo roteirista Mariano Vanderhoof, teve por base a história real Geoffrey Asta Philpot, um norte-americano que mora na Argentina. Hoje com 30 anos, ele nasceu com uma doença chamada artigripose, a qual provoca deformidades fixas nas articulações e torna os músculos fracos.

O longa quer fazer refletir sobre os preconceitos da sociedade em relação aos deficientes e expô-los como pessoas capazes como as outras: inclusão social

Em 2006, ele assistiu a morte de um amigo, igualmente com deficiência, o qual lamentava o fato de morrer virgem. Naquele mesmo ano, em uma viagem pela Espanha, um amigo o levou para o Eclipse, um clube requintado de Girona que funciona como bordel, exclusivo para deficientes. Ali, perdeu a virgindade e, ao retornar da aventura, quis distribuir a sua alegria convocando outras pessoas para uma viagem turística à Espanha, cujo destino seria, obviamente, o Eclipse. Shah e Lee responderam ao seu chamado. Shah era cego e Lee, paraplégico. Mas, desta vez, contatado por uma equipe da rede de TV inglesa BBC, a jornada foi registrada em um documentário, "For One Night Only"´. Em seguida, ele fundou a Asta Philpot Foundation, entidade de defesa dos direitos à sexualidade das pessoas com deficiência.

Produzido por Philpot - que encontrou muita dificuldade para convencer outros investidores -, "Hasta la Vista" é a reconstituição da jornada empreendida com os dois novos amigos à Espanha. As situações envolvendo as famílias foram retiradas dos receios dos pais em os liberarem para a aventura.

E, basicamente, qual é o tema de "Hasta La Vista"? A inclusão social, fazer refletir sobre os preconceitos da sociedade em relação aos deficientes e expô-los como pessoas capazes como as outras, dispensando o sentimento de pena.

Liberdade

Geoffrey Enthoven conduz essa história de homens em busca da experiência da liberdade, por meio das experiências sexuais, em uma narrativa dramática pontilhada por elementos de humor. A virtude do diretor é puxar o espectador para dentro da história e perceber a diversidade humana. Phillip (Robecht Vanden Thoren), o tetraplégico, alter ego de Philpot, mostra o lado arrogante e irascível da natureza humana, enquanto Lars (Gilles De Schrijver), o rapaz que ficou paraplégico por causa de um tumor no cérebro, mostra uma ferrenha dedicação pela vida. O terceiro elemento, Jozef (Tom Audenaert), é cego. Sensível, ele não consegue expressar seus sentimentos.

Há, ainda, a enfermeira, Claude (Charlotte Timmers), que, com motorista da van que cruza a Europa, vai descortinando as deficiências, não físicas, mas emocionais de cada um dos viajantes. Outros detalhes finíssimos de "Hasta La Vista" estão na alegria sentida, no vinho sorvido, na paisagem olhada, na natureza que se faz de leito e na relação de amizade que liga os personagens.

Após a sessão da manhã deste sábado, "Hasta La Vista" será debatido sob o tema "A Deficiência e a Sexualidade", por Lara Andrade, deficiente visual, estudante de letras da UFC, e Délia Ferreira, professora de educação religiosa.

Mais informações:

Hasta La Vista - Venha Como Você é (Hasta La Vista - Come As You Are, Bélgica, 2011), de Geoffrey Enthoven, com Robecht Vanden Thoren, Gilles De Schrijver e Tom Audenaert. 12 anos. Salas e horários no caderno Zoeira

PEDRO MARTINS FREIRE
CRÍTICO DE CINEMA